×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Redução dos royalties do petróleo é debatida no Especial Terceira Via

Programa vai ao ar nesta segunda-feira, às 21h30, com vários convidados na TV Terceira Via

Geral
Por Redação
18 de novembro de 2019 - 14h11

Girlane Rodrigues, Carlos Frederico, Gerlany Lyrio e Ocinei Trindade no Especial Terceira Via na TV, às 21h30, nesta segunda-feira (Reprodução)

O programa Especial Terceira Via exibe às 21h30 desta segunda-feira (18) uma discussão sobre a principal reportagem da semana do Jornal Terceira Via, disponível nas versões impressa e digital.  A matéria assinada pelo jornalista Marcos Curvello aborda a previsão de redução dos royalties do petróleo para o ano de 2020. A expectativa é de que o governo de Rafael Diniz terá que fazer diversas adequações para honrar compromissos com investimentos em diversas áreas, além de manterem pagos contas e salários da administração municipal.

No estúdio do Especial Terceira Via, os apresentadores Girlane Rodrigues e Ocinei Trindade receberam Marcos Curvello e o economista e professor universitário Alexandre Delvaux. Na avaliação de ambos, os prognósticos para 2020 não são dos mais animadores em relação à diminuição da participação especial e arrecadação com os royalties do petróleo.

“Se compararmos os repasses que aconteceram em 2013 até 2019, percebemos o quanto o orçamento da Prefeitura de Campos oscilou e o quanto a diminuição do valor do barril de petróleo na cotação internacional afetou na arrecadação municipal que se tornou dependente do repasse dos royalties”, comentou Curvello.

Para o economista Alexandre Delvaux, os governos que se tornaram dependentes de arrecadação bilionária dos royalties e não investiram de modo correto sentem ainda mais o impacto diante da diminuição do valor dos repasses compensatórios por parte da Petrobras.

“O governo terá que cortar na carne. Já há vários setores do serviço público afetados nas áreas de saúde e educação, por exemplo. Reduzir despesas vai desde a economia de energia elétrica e consumo de água até a dispensa de cargos de confiança e de contratados pelo regime de pagamento autônomo (RPA). Opções existem, mas nenhuma é simpática para quem será afetado. 2020 será ano eleitoral e os desafios para as prefeituras dependentes dos royalties serão maiores para os candidatos ao governo”, explica Delvaux.

O Especial Terceira Via na televisão também traz uma reportagem especial sobre os torcedores do Flamengo que se prepararam para a final da Libertadores em Lima, Peru. A repórter Kamilla Póvoa entrevistou diversos flamenguistas que não mediram sacrifícios para assistirem ao jogo contra o River Plate, da Argentina. O jornalista Granger Ferreira é o convidado especial para comentar sobre os preparativos da equipe rubro-negra e a perspectiva de vitória como campeão das Américas. “A torcida tem um papel fundamental para conquistar a vitória, mas o emocional dos jogadores precisa ser trabalhado”, diz Granger.

Os colunistas Carlos Frederico e Gerlany Lyrio completam o time na edição do Especial Terceira Via desta segunda-feira (18). Eles comentam sobre assuntos de destaques da semana no universo da moda e no cenário infantil. A edição inédita do programa acontece sempre às segundas-feiras, às 21h30, com reprises durante a semana na televisão e com links nas redes sociais como YouTube e Facebook.