×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Dom Roberto Guimarães lança livro em Campos

"A Voz do Pastor" é o título da obra que reúne crônicas e artigos do bispo emérito da cidade

Cultura
Por Redação
12 de novembro de 2019 - 16h16

Bispo emérito Roberto Guimarães é autor de textos reunidos em livro (Reprodução)

O bispo emérito de Campos, Dom Roberto Guimarães, tem lançamento de livro previsto para acontecer na cidade no mês de dezembro. A obra “A Voz do Pastor” reúne artigos e crônicas que ele escreveu em periódicos da cidade nas últimas décadas.  As compilações foram organizadas por Décio Guimarães e representam um legado espiritual, de acordo com os editores e católicos praticantes. Para o padre Rogério Caetano. os textos são lições de vida.

“Dom Roberto Guimarães foi um grande bispo, pastor que em sua vida reflete a missão de reunir as suas ovelhas e tive a grande alegria de acompanhá-lo. Homem simples e de grandes virtudes que nos deixa como legado os artigos publicados”, disse.

A noite de autógrafos será no dia 3 de dezembro, às 18h30,  no Colégio Eucarístico em Campos. Na ocasião, também será realizada uma missa de ação de graças. “É um momento de satisfação para rever esses escritos e poder compartilhá-los com os leitores”, disse o bispo emérito e autor do livro.

No dia 22 de novembro de 1995, Roberto Guimarães foi nomeado bispo de Campos dos Goytacazes pelo Papa São João Paulo II, tendo recebido a ordenação episcopal em 7 de janeiro de 1996. Ele foi o sexto bispo da diocese. Iniciou seu governo em 1996 e em 8 de junho  2011 teve sua renúncia aceita pelo Papa Bento XVI,  tornando-se bispo emérito. Dom Roberto nasceu em Campos em 3 de janeiro de 1936. Cursou o ensino fundamental na cidade natal, o ensino médio no Seminário Menor de Mariana em Minas Gerais, onde também estudou e concluiu as faculdades de Filosofia (1955-1957) e de Teologia (1958-1961).Foi ordenado presbítero no dia 8 de dezembro de 1961.