×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Final do FestPoesia Falada acontece neste sábado

Apresentações acontecem no Auditório do Liceu de Humanidades de Campos

Cultura
Por Redação
9 de novembro de 2019 - 13h53

Poemas e poetas avaliados por uma comissão no festival (Foto: Silvana Rust)

Neste sábado (9), se apresentam as 30 poesias selecionadas para a grande final do XXI FestCampos de Poesia Falada. Será divulgado também o resultado do XXIX Concurso Nacional de Contos José Cândido de Carvalho. O FestCampos de Poesia Falada este ano acontece em três dias, com semifinais quinta e sexta-feira e a final no sábado (9). Os organizadores selecionaram 60 poesias de autores de todo o país para participarem do festival com seus autores e intérpretes. As apresentações são realizadas no Auditório do Liceu de Humanidades de Campos, às 19h.

A poeta cabofriense Maria Tereza Medina declamou “Indagações”  abrindo o XXI FestCampos de Poesia Falada. Ela foi a terceira colocada no evento do ano passado. “Participo pela necessidade de expressar meus sentimentos e também porque gosto da forma como é organizado o festival. Gostei do anterior, por ter sido na Bienal, e gostei ainda mais desse ano, pois traz a amostra real dos festivais de poesia” disse. .

O festival foi criado em 1999 com o objetivo de abrir espaço para poetas e declamadores de todo o Brasil.  O FestCampos de Poesia Falada tem realização da Prefeitura, através da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL).

São 60 poesias que concorrem ao prémio em 2019 (Foto: Silvana Rust)

“A interação cultural que o festival promove é um fator importante e valioso para todos aqueles que têm na poesia uma expressão da vida e da realidade. É um momento muito enriquecedor, tanto do ponto de vista dos textos, como das interpretações. Há que se ressaltar, também, a participação de autores e intérpretes de várias faixas etárias e portas de vários estados do país”, disse  presidente da FCJOL, Cristina Lima.

Para o poeta Alberto Antônio Sobrinho, de Niterói,  autor do poema concorrente “New Gothan City”, sátira sobre o Brasil caótico nos dias atuais, o cenário político e social vivido inspira poesia crítica. “A qualidade dos poemas é muito boa. É um festival democrático, aceita qualquer tema, não tem censura”, enfatiza.

Fonte: SupCom