×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

O luto pelos desaparecidos

O desaparecimento de um menor causa nas famílias, e em especial nas mães, uma série de sentimentos angustiantes

Opinião
Por Redação
3 de novembro de 2019 - 0h01

A reportagem Especial desta edição trata de um problema que parece algo invisível ou contrário da dor que é latente e permanente: o desaparecimento de crianças e adolescentes. O repórter Thiago Gomes foi fundo neste drama. O desaparecimento de crianças e adolescentes é uma realidade presente em todo o Brasil. A literatura evidencia que ainda há problemas no processo de busca e localização das vítimas que, somados à incógnita das condições físicas e psíquicas do filho, podem causar nas famílias, e em especial nas mães, uma série de sentimentos angustiantes, contribuindo para o surgimento de conflitos e estresse emocional.

É importante compreender o processo de luto de mães que desconhecem a localização e o motivo do desaparecimento do filho. Existem muitas ações para desvendar esses mistérios. Especialistas fazem entrevistas semidirigidas com mães frequentando as atividades de uma organização não governamental voltada para familiares de pessoas desaparecidas. Esses estudos observam que as mães, devido às fantasias de não terem cumprido adequadamente seu papel, apresentam sentimentos de culpa.

Para lidar com esses sentimentos, utilizam mecanismos de defesa cujo objetivo é evitar fatos e lembranças associados ao desaparecimento. Existem também complicações na reestruturação familiar decorrentes do desaparecimento, que somadas a outros fatores, como o descrédito nas buscas, causam nas mães ambivalência entre o cansaço e a esperança de localizar o filho desaparecido. Devido a esses fatores, as mães possuem uma dificuldade em realizar o teste de realidade que constata a ausência do objeto perdido, prejudicando o processo de elaboração do luto.

Esses anos desparecidos só resultam em luto pleno porque haverá sempre a esperança do reaparecimento, ou que estejam bem em algum lugar ignorado. É um problema que assusta. Como essas crianças evaporam, sem deixar rastro de suas pegadas? O tempo passa e elas continuam sendo procuradas desesperadamente pelos pais.