×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Obras no Porto do Açu são inspecionadas pelo ONS

Representantes do Operador Nacional do Sistema Elétrico estiveram no maior parque termelétrico da América Latina

Tecnologia
Por ASCOM
1 de novembro de 2019 - 18h51

Diretoria do ONS visita obras da GNA (Fotos: Divulgação)

O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Eduardo Barata Ferreira, e o diretor de Operação, Sinval Gama, no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ), para uma visita técnica aos projetos da GNA. Eles percorreram as obras da UTE GNA I e do Terminal de Regasificação de GNL, que integrarão o maior complexo termelétrico a gás natural da América Latina, com 3 GW de capacidade instalada, capaz de suprir 14 milhões de residências.

Os empreendimentos da GNA estão alinhados com as diretrizes do Novo Mercado de Gás, recentemente anunciado pelo Ministério de Minas e Energia (MME), e que visa o fortalecimento e a abertura do mercado de gás e energia brasileiro.“Um empreendimento desse porte tem grande importância para o Sistema Interligado Nacional e, em especial, para o desenvolvimento do estado do Rio de Janeiro”, afirmou Luiz Eduardo.

O diretor-presidente da GNA, Bernardo Perseke, destacou a execução das obras que levam em conta o máximo cuidado com a segurança nas atividades e as oportunidades para a população local. “Temos muito orgulho de apresentar o nosso projeto termelétrico, que adicionará 3 GW de energia segura para o Sistema Interligado Nacional e contribuirá para a diversificação da matriz energética”, afirmou.

Atualmente, mais de 5.500 pessoas trabalham nos empreendimentos da GNA, sendo a maioria moradora da região. Em outubro, a empresa completou 8 milhões de horas sem acidentes com afastamento em seus empreendimentos.

Diretoria do ONS visita obras da GNA no Porto do Açu (Foto: Divulgação)

Com mais de 88% de evolução das obras, a usina está prevista para iniciar a operação comercial em janeiro de 2021. Os diretores visitaram o terminal de regaseificação de GNL, que será o primeiro terminal de uso privado do Brasil. Nele, ficará posicionada, de forma permanente, a FSRU BW Magna, Unidade Flutuante de Armazenamento e Regaseificação de GNL, que chegará ao Brasil em 2020.

Com investimento total estimado de R$ 8,5 bilhões, o Complexo Termelétrico que a GNA constrói no Porto do Açu contempla também uma segunda térmica a gás (UTE GNA II) de 1,7 GW. Juntas, a UTE GNA I e UTE GNA II somam 3 GW de capacidade instalada, sendo responsáveis por 17% da geração térmica a gás natural do Brasil. A GNA possui, ainda, licença ambiental para mais que dobrar sua capacidade instalada, podendo chegar a 6,4 GW, o que permitirá o desenvolvimento de projetos termelétricos adicionais no futuro.