×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Excelência Diagnóstico por Imagem promove segundo Mutirão Rosa

Durante o evento, foram oferecidas mamografias gratuitas a 30 pacientes do Sistema Único de Saúde

Saúde
Por Redação
26 de outubro de 2019 - 13h25

(Foto: JTV)

A Clínica Excelência Diagnóstico por Imagem promoveu, neste sábado (26), o segundo Mutirão Rosa, durante o qual foram oferecidas mamografias gratuitas a 30 pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa é parte da programação do Outubro Rosa, mês de conscientização para o controle do câncer de mama, nas unidades do Grupo IMNE.

O Mutirão Rosa contou com parceria da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana e beneficiou pacientes de localidades distantes do município e da região, com mais de 40 anos.

O evento começou às 7h, com um café da manhã. As mamografias foram agendas previamente e feitas pelas médicas Ana Beatriz Burla e Lilia Peixoto, especialistas em radiologia.

Ana Beatriz destacou a importância do exame periódico a partir dos 40 anos e citou casos especiais, em que o cuidado deve começar ainda mais cedo.

“Mulheres que tiveram casos de câncer na família, especialmente no caso de mãe ou irmã, precisam começar a fazer exame das mamas a partir dos 35 anos”, afirma, ressaltando que, nos últimos cinco anos, aumentou a incidência da doença em mulheres jovens, a partir dos 30 anos.

(Foto: JTV)

Segundo a médica o Mutirão Rosa propicia às pacientes o diagnóstico precoce da doença.

“Na primeira edição do evento, três das 30 pacientes tiveram o câncer confirmado nos exames que fizemos aqui e puderam se tratar em seguida. É muito bom para nós podermos dar essa oportunidade a pessoas que, às vezes, ficam meses nas filas e, quando conseguem atendimento, apresentam um quadro mais avançado, que depende de tratamentos mais invasivos para serem tratados”, afirma.

Moradora de Guaxindiba, no litoral de São Francisco de Itabapoana, Ana Maria Gomes Olímpio tem 49 anos e fez seu primeiro atendimento na Clínica Excelência Diagnóstico por Imagem.

“Da última vez em que precisei fazer uma mamografia, demorou mais de um mês para que eu conseguisse uma vaga. Hoje, não. Agendei o exame e tudo foi feito de forma rápida”, diz.

Já no caso de Sorrilene de Oliveira, de 59 anos, foi ainda mais demorado. “Levei de 2 a 3 meses para conseguir marcar. Então, essa é uma oportunidade excelente para cuidarmos da nossa saúde”, finaliza a moradora da localidade de Alegria dos Anjos, também em São Francisco de Itabapoana.