×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Com o propósito de ir além dos sorrisos

No Dia do Dentista, a Dra. Mariana Estefan conta as experiências que a profissão lhe permitiu viver ajudando o próximo

Saúde
Por Redação
25 de outubro de 2019 - 0h01

“Para mim, a Odontologia é mais do que saúde. É mais do que tirar a dor ou corrigir alguma falha funcional. É trabalhar na alma! O propósito da minha vida é fazer as pessoas sorrirem”. Desde a infância, quando ouvia sua irmã dizer que iria ser dentista no futuro, a Dra. Mariana Estefan também falava que optaria pela mesma profissão. Porém, na verdade, era ela quem seria escolhida anos mais tarde. Nesta sexta-feira (25 de outubro) comemora-se no Brasil, o Dia do Dentista. Na oportunidade, a especialista em Endodontia e Dentística revela o sentimento de satisfação em não só trabalhar com algo que gosta, mas em poder ajudar o outro e despertar nos seus pacientes a autoestima e o bem estar, dentro e fora do seu país.

“Eu tomei a missão de me tornar cirurgiã dentista como uma verdade. Me lembro que, na escola, eu brincava de ‘obturar’ a carteira, preenchendo os pequenos buracos e defeitos com uma mistura de corretivo e pedaços de borracha, sem qualquer tipo de influência familiar. Os anos se passaram e eu continuei com aquele sentimento. Tenho a lembrança de ter ido na adolescência a uma profissional muito carinhosa e tranquila, que alimentou ainda mais o meu sonho”, relembra.

Dra. Mariana Estefan (Foto: Carol Mothé)

Mariana ainda relata que foi pesquisando e conhecendo mais o mundo da odontologia até a entrada na Faculdade de Odontologista de Campos. Ali já não restavam mais dúvidas, era isso o que ela queria fazer pelos próximos anos de sua vida, mesmo com todas as dificuldades.

“Na época em que eu estava prestes a fazer o vestibular, minha família não tinha condições financeiras para pagar o curso, caso eu fosse aprovada. O valor da graduação era muito alto e por ser em período integral, me impossibilitava também de trabalhar para arcar com as despesas. Tudo era contra o meu desejo, mas eu confiava que iria conseguir. Eu sentia que existia um propósito e passei em sétimo lugar no vestibular, consegui 70% de desconto na mensalidade e me formei em 2008”, conta.

Atuação na área que sempre sonhou

Ela realizou o sonho de infância, mas faltava mais. Após uma oportunidade em um antigo local de trabalho, a cirurgiã dentista investiu na especialização em Endodontia, pela Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, concluindo em 2012. Porém, a paixão pela área da estética orofacial ainda pulsava.

“Eu insisti por seis anos na área. Em 2018, eu decidi abandonar, deixar de fazer canal para fazer sorrisos. Este ano, eu me formei em Dentística, pela Universidade Federal Fluminense, em Niterói. A Dentística é uma especialidade odontológica com ênfase na estética. Com os avanços tecnológicos da área, hoje é possível transformar o sorriso, mudando formato, tamanho e cor dos dentes, e realizando o sonho do sorriso perfeito. Para tal, é imprescindível a procura pelo profissional da área, que domine não só a técnica, mas que também tenha o senso estético para que o sorriso fique natural, proporcionando harmonia com a face do paciente. Para mim, a estética é a arte do imperceptível, a minha conduta é sempre visando assinar os meus sorrisos sem deixar a minha marca. Cada ser é único e a individualidade do sorriso é a minha meta constante. Não foi fácil, mas necessário para que eu me formasse na área que sempre amei. Hoje, com onze anos de formada vejo que o que fazemos, seja em qualquer profissão, não é algo individual, mas sim destinado ao próximo. Estamos sempre servindo o outro. Quando eu fazia as restaurações e o paciente se olhava no espelho e começava a chorar, às vezes, eu chorava, na verdade, ainda choro junto. Observo a emoção da pessoa de se ver diferente. Não é sorrir para mostrar que os dentes estão bonitos, é sorrir para resgatar a autoestima. Não existe nada mais gratificante do que isso. É muito mais do que o valor físico. Eu realmente amo o que eu faço, porque me realizo quando o outro se sente mais bonito”, frisa.

Dra. Mariana Estefan (Foto: Carol Mothé)

Atualmente se dedicando integralmente à área voltada para a odontologia estética, a última realização foi abertura de sua clínica, onde oferece as possibilidades de tratamento, a partir de uma avaliação e análise facial do paciente, levando em consideração que a boca é uma parte do corpo humano extremamente funcional.

“Ao mesmo tempo em que prezo pela estética e pela beleza, eu sou muito conservadora. É preciso ser uma profissional preocupada com a saúde e a longevidade dos dentes. Eu cuido dos meus pacientes e quero acompanhá-los a vida toda. Uma das minhas maiores alegrias é ter pacientes desde que eu me formei. Eles depositam a confiança e a minha missão é pensar no bem estar deles”, declara.

E o futuro? Para a Dra. Mariana Estefan, o caminho para alcançar os próximos objetivos já está traçado. No próximo ano, a cirurgiã dentista iniciará o mestrado em Dentística e a dedicação será exclusiva à área da estética. É claro que existem outros sonhos profissionais, entre eles o de se tornar professora, mas estes ainda virão mais pra frente em sua lista.

Uma dentista missionária

Dra. Mariana Estefan (Foto: Carol Mothé)

Segundo Mariana, o seu verdadeiro propósito de vida só foi compreendido de fato, após algumas experiências marcantes. Ela conseguiu entender que além de ter excelência no profissionalismo e na formação, é preciso ser nobre no relacionamento com o ser humano. Sempre altruísta em seu lado vocacional, desde criança fora estimulada a partilhar.

“Com 17 anos, no dia do meu aniversário, eu tive uma experiência  muito forte com Deus. Em 2006, eu ouvi falar do Camboja, na Ásia, comecei a estudar sobre a história do povo, a cultura os hábitos e fiquei apaixonada. Em 2007, eu fiz um seminário por um mês em Goiás, estudando exclusivamente missões e trabalho voluntário transcultural. Nessa época, eu comecei a entender o propósito da minha vida. A minha vocação pela Odontologia agora fazia todo sentido com minha disposição em ajudar o próximo. Dez anos depois surgiu a oportunidade de conhecer aquele país como missionária e foi a melhor experiência da minha vida”, diz.

Naquele mesmo ano, a dentista conheceu a Tanzânia, na África, e fez o seu primeiro trabalho transcultural. Em maio deste ano, Mariana se uniu a mais doze voluntários da cidade de Campos dos Goytacazes em um trabalho missionário desenvolvido por intermédio do projeto Missão Volantes de Cristo (MVC).

“Na África, também tive uma experiência fantástica. Lá, algumas pessoas tinham a característica dos dentes muito manchados e eu fiz umas facetas em resina. A forma que um dos rapazes ficou depois do tratamento foi surpreendente. Ele dizia que naquele momento podia sorrir. No Amazonas, não foi diferente. Eu sou apaixonada por gente e pela variedade física e cultural. Eu só encontro sentido na minha vida na caridade ao próximo. Eu já vi tudo o que há de mais diferente nas pessoas e também o que as torna iguais, o amor!”, revela.