×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Futebol movimenta escolinhas em Campos

Entre núcleos da prefeitura e particulares, o sonho de ser jogador mantém mais de 60 unidades

J3 Esporte
Por Ocinei Trindade
22 de outubro de 2019 - 18h33

O sonho de ser jogador de futebol começa cedo; em Campos há 16 escolinhas da FME

Duas vezes por semana, o menino Lucas, de 10 anos, vai treinar futebol em uma das escolinhas mantidas pela Fundação Municipal do Esporte. Ao todo, são 16 núcleos espalhados pelo município de Campos, com mais de dois mil alunos matriculados. Lucas é um dos que sonham com fama e fortuna como os ídolos Neymar Jr. E Gabigol. “Um dia eu quero ser como eles”, deseja. A vontade de se destacar no futebol mexe com a imaginação de milhões de crianças ao redor do mundo. No Brasil, um dos primeiros passos no esporte são as escolinhas de futebol.

Em Campos, além das unidades da Prefeitura que dedicam-se ao ensino e competições de futebol para meninos e meninas de 6 a 16 anos, há pelo menos 50 escolas de futebol privadas funcionando na cidade, na periferia e nos distritos, estima-se. De acordo com Thieres Henriques, profissional que atua com escolinhas de futebol há 18 anos, a procura pela modalidade tem sido grande a cada ano. Faz cinco meses que ele montou um núcleo no bairro da Penha. Atualmente, possui 64 alunos matriculados com idades de cinco a 14 anos.

Thieres conta que passaram por ele, alguns meninos que se tornaram profissionais de futebol. “Ajudei a treinar garotos que acabaram sendo contratados pelo Goytacaz, Americano, Macaé e Cabofriense. É um orgulho poder ajudar nessa formação. As escolinhas ajudam a revelar e aprimorar talentos no esporte”, comenta o professor de educação física e treinador que também já foi jogador na juventude pelo Goytacaz e pelo Rio Branco.

As escolinhas de futebol também ajudam a aquecer o mercado de trabalho. Além de treinadores, as atividades envolvem pessoas que atuam com limpeza, manutenção, segurança, transporte, alimentação e lavanderia, entre outras funções. As unidades funcionam em bairros considerados nobres, mas também na periferia e na zona rural. As mensalidades em escolinhas particulares custam a partir de R$50 por mês para cada aluno matriculado.

Meninos e meninas participam das escolinhas de futebol da Prefeitura de Campos

As atividades oferecidas pela Prefeitura de Campos são gratuitas. Dependendo do número de vagas oferecidas, podem ser matriculadas obrigatoriamente apenas crianças que estejam estudando. De acordo com assessoria de comunicação da FME, é preciso documentos de identidade ou certidão de nascimento, duas fotos, comprovante de residência, atestado médico e declaração escolar. Os pais ou responsáveis também devem apresentar documentos de identificação. Além da área central, há escolinhas municipais em Guarus, Baixada Campista e região de Ibitioca.

Thieres Henriques e Oziel Vieira entre o time de futebol da Penha (Pessoal)

O interesse de meninos pelo futebol é considerado comum. No Brasil, estrelas como Martha e Formiga do futebol feminino têm influenciado meninas a  praticarem o esporte também. Em Campos, há varias garotas dedicando-se à modalidade.

“No CSU da Penha, onde atuo, por enquanto não temos meninas matriculadas, apesar da procura. A partir do ano que vem, teremos um projeto somente para o futebol feminino. Campos tem se destacado no futsal feminino. O time Fúria é um sucesso nos campeonatos em que participa”, explica Thieres.

Região

Marcos Paulo Mendonça com pai no Atlético Mineiro

O sonho de jogar em um grande clube se tornou possível para o adolescente Marcos Mendonça, de 13 anos. Há uma semana, o jogador de Varre-Sai, foi contratado para fazer parte da equipe sub-13 do Atlético Mineiro. O garoto foi viver em Belo Horizonte, onde passará uma longa temporada.

Desde os nove anos Marcos frequentava a Escolinha de Futebol Eliazar Gomes Primo, da cidade de Varre-Sai, Noroeste Fluminense.

“Jogo bola desde pequeno. Estou muito feliz em ir jogar no Atlético Mineiro. Um dos meus objetivos é dar um bom futuro para minha família”, disse o jogador.