×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Fla x Grêmio vai parar o Brasil nesta 4ª-feira

Jogo da Libertadores é o mais importante do ano

Guilherme Belido Escreve
Por Guilherme Belido
21 de outubro de 2019 - 9h00

QUARTA-FEIRA – 23/10

Fla x Grêmio

ATÉ AQUI, O JOGO MAIS IMPORTANTE DA TEMPORADA 2019

Maracanã deve bater recorde de público com mais de 70 mil

Quem passar vai à final da Libertadores da América

Flamengo joga empurrado pela imensa torcida e vantagem no 0 a 0

Nesta quarta-feira (23) Flamengo e Grêmio vão decidir quem fica com a vaga que dá acesso à final da Libertadores da América, até o momento o jogo mais aguardado da temporada 2019 do futebol brasileiro.

O confronto acontece no Maracanã, a partir das 21:30, com previsão de novo recorde de presentes, devendo ultrapassar os 70 mil. O time rubro-negro – que no Campeonato Brasileiro tem os 10 maiores públicos da competição – faz conta de arrastar para o Maracanã entre 72 e 74 rubros-negros no jogo de volta da Libertadores.

Por conta do primeiro confronto, ocorrido no início do mês na Arena do Grêmio, certas peculiaridades rondam esta segunda partida, a saber:

1) Em tese, o resultado de 1 a 1 teria sido bom para o Flamengo, que saíra da casa do adversário com um empate; 2) Por outro lado, como teve absoluto domínio no 1º tempo, três gols anulados e outros tantos perdidos, o empate gremista, aos 42 da fase final, saiu caro para o time carioca. 3) Na prática, ficou a sensação de que o rubro-negro perdeu uma grande chance de carimbar a classificação. 4) E aí vem o fator psicológico: se o Fla tivesse empatado, o gosto seria de vitória; como cedeu o empate, o sentimento foi o contrário: o Grêmio é que saiu comemorando. 5) Resumindo, seria dizer que o jogo foi 1 a 1 “para o Grêmio”.

Favoritismo é relativo e perigoso

Jogando em casa, empurrado por sua imensa torcida, com um time mais encaixado e sem precisar ‘fazer o resultado’, em tese o time de Gávea chega ao Maracanã com certo favoritismo.
Por outro lado, só uma vitória ou o empate em 0 a 0 classifica o Flamengo. Empate em 1 a 1 leva a disputa para pênaltis e a igualdade de dois ou mais gols classifica o time gaúcho.
É preciso levar em conta, ainda, a possibilidade de alguns desfalques importantes no Flamengo – dos quais só se saberá na véspera – e que o tricolor ‘imortal’ é um time acostumado a grandes finais e não costuma se intimidar na casa dos adversários, ainda que pressionado pela maior torcida do Brasil.

Jogo vai parar o Brasil

Ingredientes não faltam para o que está sendo chamado de ‘O jogo do ano’, entre eles uma discreta troca de farpas entre os comandantes.
O técnico flamenguista, o português Jorge Jesus, de 65 anos, chegou à Gávea em junho e vem sendo considerado pela crônica esportiva como o treinador que, juntamente com Sampaoli, está revolucionando o futebol brasileiro: intensidade absurda, máxima pressão na saída de bola do adversário, busca incessante pelo gol independente do placar, marcação implacável e inovação tática.

Em seu currículo, entre outras conquistas, três títulos nacionais pelo Benfica, vice-campeão da Liga Europa e, numa mesma temporada (2013), os títulos de Taça de Portugal, Taça da Liga e Primeira Liga.

Já Renato Portaluppi, de 57 anos, é um treinador que vem tirando do Grêmio bem mais do que se esperava quando assumiu em 2016. Entre os títulos vencidos, estão a Copa do Brasil no mesmo ano, a Libertadores em 2017 e a Recopa no ano passado.

Polêmico, de fato Renato se reinventou ao retornar ao Grêmio e hoje, além de ter o time e a torcida na mão, é praticamente intocável. Frequentemente com frases agudas, chegou a dizer que Jorge Jesus não é um técnico de nível internacional, mas apenas português, esquecendo-se que ele também não é.

Muita coisa em disputa

Além de grandes rivais, a partida entre Flamengo e Grêmio representa mais do que uma semifinal. Quem passar, enfrenta o ganhador de Boca Juniors x River Plate e, vencendo, disputa o mundial de clubes.

O time carioca lidera o Brasileiro, e uma vitória na 4ª-feira pode dar confiança para que o rubro-negro arranque de vez na competição nacional. Além disso, o Fla está desde 1981 na fila. Logo, a Libertadores seria uma grande comemoração.

Já o Grêmio, que praticamente abandonou o Brasileiro, aposta todas as fichas na Libertadores e na façanha de repetir a conquista de 2017, o que lhe daria o recorde brasileiro de quatro títulos e nova chance de disputar o mundial.

Então, temos o time de Jorge Jesus com um futebol mais arrojado, com jogadores mais qualificados e que assume o risco de não poupar os atletas porque quer vencer as duas competições.

Do outro lado, o grupo do midiático Renato Gaúcho, que chega no Maracanã para o tudo ou nada, sabendo que, nas circunstâncias do confronto, a vitória sobre o Flamengo já é considerada uma conquista.

Recorde também na TV

A expectativa pelo duelo pode ser medida pelo recorde de audiência da Rede Globo na primeira partida. No Rio, a emissora registrou impressionantes 47 pontos na audiência e 65% de participação do público entre os canais de TV aberta.

A pontuação foi não só a maior audiência do futebol na emissora em 2019, como também a mais alta de um jogo desde a partida Brasil e Bélgica, na Copa 2018. Entre os jogos da Libertadores, da mesma forma foi a de maior pontuação desde 2008, há 11 anos, na final entre Fluminense e LDU. Agora, espera-se ainda mais.