×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Coluna do Balbi: Mourão cidadão campista, Campos na ONU, Apagão e mais

Confira os destaques da semana na coluna do diretor de Jornalismo do Jornal Terceira Via

BLOG
Por Coluna do Balbi
21 de outubro de 2019 - 0h01

Fotos: Carlos Grevi

Retratos da vida

O médico Cesar Ronald lançou na Faculdade de Medicina de Campos o seu novo livro ” Retratos de 1968″ cujo relato encanta pela ternura e dureza de tempos difíceis vividos por ele. Traça a sua militância estudantil. Tem o prefácio de Sílvia Salgado e o aplauso de todos. Merece estar na cabeceira de quem gosta de uma boa leitura.

Mourão cidadão campista

Adivinhem quem vem a Campos no alto verão, mais precisamente em fevereiro de 2020? O general Mourão, vice-presidente da República. Aqui, recebe em sessões extraordinárias os títulos de Cidadão Campista e Cidadão Sanjoanense. A vinda de Mourão está sendo organizada pelo maçom Paulo César Campista de Abreu, que durante muitos anos trabalhou na Coopersucar, em São Paulo.

IMNE na China

O cirurgião torácico Ivan de Azevedo, que faz parte da equipe do grupo IMNE embarcou para a China. Lá, do outro lado do mundo, o médico vai além de conhecer vários hospitais e indústrias de equipamentos médicos, irá apresentar um trabalho em sua área feito em parceria com o seu pai, o igualmente craque Ricardo Madeira.

Novo secretário

Jorge Gonçalves toma posse no curso desta semana como Secretário de Trabalho e Renda do Estado do Rio de Janeiro. O convite acaba de ser disparado pelo governador Wilson Witzel. Jorge tem ligações profundas com Campos e é um entusiasta do consórcio de municípios que foi montado pelo presidente da Codemca, Vinícius Viana.

Campos na ONU

O Polo de Inovação de Campos recebeu reconhecimento da ONU por projetos sustentáveis. A Unidade do IFF, que tem parceria com a TEC Campos, foi considerada um caso de “Big Push”, que significa “grande impulso”. O trabalho desenvolvido aqui será apresentado em diversos países. Uma notícia, digamos assim, das boas.

Roda gigante aqui

Essa é de primeira: Campos vai ganhar muito em breve uma enorme roda gigante, ao estilo da que está prestes a ser inaugurada na região portuária do Rio de Janeiro, seguindo o mesmo estilo das de Londres e Paris. Obviamente, essa roda gigante vai ficar bem próxima ao Rio Paraíba e a localização exata está sendo estudada. A ideia é que do alto dela, toda planície possa ser vista. E não será itinerante. Vai ser fixa.

Apagão

A Enel parece que não quer ganhar dinheiro por aqui, ou quer ganhar muito fazendo pouco. O supermercado OK, inaugurado há vários meses na avenida José Carlos Pereira Pinto, em Guarus, está funcionando à base de gerador, porque a energia elétrica não foi ligada. O Shopping de Guarus, que será inaugurado em novembro, decidiu dobrar o número de geradores, porque até agora nada. Em tempo: o escritório da concessionária em Campos fecha para o almoço.

Notícias da Corte

A sempre elegante Valéria Sampaio Perez está circulando por NY, colocando a agenda cultural da maior cidade do mundo em dia e também matando saudades do filho que é alto executivo de uma corporação financeira em Manhattan, mas com sede em Londres. Fluente no francês, uma de suas paixões, ela aproveita também para exercitar o inglês que só desenferruja quando visita o filho.

Sem despejo

A disputa entre um grupo Capixaba e o Grupo Superbom pelo espaço no Shopping Boularvard parou mesmo na Justiça. O processo está na 1ª Vara Cível de Campos. Os capixabas, que são os donos do espaço, pediram ao magistrado na ação para despejar o Superbom, mas o juiz negou o pedido e mandou citar a parte queixosa. Contenda que tende a se estender.

Em torno dela

Henrique Amorim fez festa para a mulher Lussara Manhães que virou mais uma folhinha do calendário. Anfitriã tão bonita quanto simpática recebeu um seleto grupo de amigos em sua casa. Todos torcendo para o marido dedilhar seu violão, mas não rolou. Relembrando: Henrique na juventude era considerado um dos melhores violonistas de Campos. Só perdia em alguns casos para Rogério Bicudo.