×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Sarampo: Dia D será neste sábado em 41 salas de vacinação, em Campos

O público-alvo são crianças de seis meses a 5 anos de idade que ainda não foram vacinadas

Saúde
Por ASCOM
17 de outubro de 2019 - 14h51

(Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

A Secretaria Municipal de Saúde promove neste sábado (19), o Dia D da primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Nesse mutirão, o público-alvo são crianças a partir de seis meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) que ainda não tomaram nenhuma ou apenas uma dose da vacina. As 41 salas de vacinação do município funcionarão de 9h às 16h.

O indivíduo deve adiar a vacinação em caso de quadro febril agudo grave e gestação. Não vacinar caso seja portador de câncer; tenha imunodeficiência adquirida que estejam sintomáticos (exceto casos com autorização médica); tuberculose; distúrbios sanguíneos; em uso de medicamentos imunossupressores; deterioração severa da função renal e cardíaca; após administração de gamaglobulina e transfusão sanguínea. O cuidado maior a ser inspirado é com os pacientes alérgicos a proteína do leite, as reações aos alérgicos a ovo são menores.

A segunda etapa da vacinação começa em 18 de novembro. O público-alvo são adultos não vacinados, na faixa etária de 20 a 29 anos. O Dia D para esse grupo será em 30 de novembro. A Vigilância em Saúde ressalta que a vacina tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) é aplicada na rede pública durante o ano.

Casos no município – Na contramão do país, que registrou 5.404 casos de sarampo até agosto neste ano, em Campos, não há casos confirmados de sarampo desde 2007, quando foi implementado o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) no município.