×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Congresso de Medicina é realizado até sexta em Campos com cursos, mesas redondas e palestras

Evento é científico, cultural e social, acontece a cada três anos, e reúne médicos do Brasil inteiro, inclusive do exterior

Campos
Por Redação
17 de outubro de 2019 - 17h30

Congresso Médico (Foto: Carlos Grevi)

Médicos e estudantes participam do XVIII Congresso Médico da Cidade de Campos pela Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia (SMFC), que acontece até esta sexta-feira (18) na Faculdade de Medicina. O evento conta com cursos, mesas redondas, conferências e palestras.

O evento é científico, cultural e social, acontece a cada três anos, e reúne médicos de especialidades do Brasil inteiro, inclusive do exterior. Dois conferencistas que participam do evento chegaram essa semana da Europa.

“Estamos abordando os temas mais variados até para atender o público de médicos e acadêmicos de medicina, e pessoas interessadas em diversas especialidades. Os assuntos vão desde pediatria, cirurgia, vacina, prevenção bariátrica e outras”, disse Vanda Terezinha Vasconcelos, presidente da Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia.

Nesta quinta-feira (17), o evento começou às 9h com conferência sobre o tema “A relevância do diagnóstico molecular em ginecologia e obstetrícia”, presidida por Dr. Fernando Luiz de Azevedo e a conferencista Drª Daniele Abreu.

No período da tarde teve mesa redonda sobre os “Avanços da pediatria na Era da Genética”, com Drª Laura de Fátima Afonso Dias e Drª Marcia Barcelos, além de temas sobre “Estratégia diagnóstica bioquímica/Molecular para recém-nascidos e lactentes gravemente enfermos” com a Drª Márcia Gonçalves Ribeiro.

O evento conta também com temas sobre “Triagem neonatal e o teste de primeiro dia de vida”, com Dr. Isaiais Souza Paiva, e “Doenças genéticas neurológicas” com Drª Andréia de Santana Silva Moreira.

Durante a noite, às 19h30, terá uma abertura no Teatro Municipal Trianon com a médica Júlia Amando, que trabalha no programa Médico Sem Fronteiras, que vai mostrar a experiência de trabalhar em área de risco social em outros países, além da orquestra sinfônica da Ong Orquestrando a Vida. Acontece também uma homenagem ao médico do ano, Dr. Maron El Kik e homenagens aos médicos com mais de 50 anos de formados, além de coquetel.

Na sexta, o congresso continua com mesa redonda, a partir das 9h com conferência sobre meningite meningocócica, influenza,
prevenção vacinal nos diversos grupos etários, presidida pelo Dr. Carlos Hamilton Oliveira da Conceição e o conferencista Dr. Wellington Prates.

Além de mesa redonda sobre a “Abordagem da síndrome coronariana aguda na emergência moderadores” , com Dr. Elias Antonio Yunes e Dr. Jamil da Silva Soares.

A programação termina às 17h com premiação dos trabalhos e entrega dos prêmios aos vencedores dos temas livres, com apresentação oral e pôster: “Prêmio Dr. Plínio Bacelar”.

O encerramento será na Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL), às 20h30, com jantar comemorativo pelo dia do médico, que é celebrado nesta sexta e para fechar o encerramento do congresso terá missa em ação de graças pelo dia do médico no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, às 18h.