×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Tudo na palma da mão

Terceira Via App já está disponível na Google Play

Tecnologia
Por Redação
7 de outubro de 2019 - 7h00

Um modo simples e fácil de acessar o conteúdo do Sistema de Comunicação Terceira Via

Mais uma vez o Sistema de Comunicação Terceira Via inova e lança o primeiro aplicativo de notícias e entretenimento da região. O Terceira Via App foi criado para atender a demanda dos leitores e espectadores que agora podem ter acesso a todos os serviços do sistema em um único canal. São dois aplicativos em um: de um lado, as produções jornalísticas atualizadas simultaneamente ao site e o jornal impresso semanal; do outro, todos os programas da grade da 3ª Via TV e a programação em tempo real por streaming que permite a transmissão do vídeo para SmartTVs ou dispositivos inteligentes, ou seja, para assistir à 3ªVia TV na televisão não é mais necessário ter assinatura da TV à cabo, basta o App.

Também por meio do Terceira Via App é possível conferir os blogs e colunas, acessar todas as redes sociais e ainda conversar com a equipe de jornalismo via WhatsApp. O App já pode ser baixado em smartphones com sistema operacional Android na Google Play e, em breve, também estará disponível na Apple Store (para iOS).

A ideia de criar o aplicativo surgiu da necessidade de confluir as três vertentes do Sistema de Comunicação Terceira Via — online, TV e jornal impresso — e, assim, facilitar o acesso à informação e ao entretenimento em meio essa rotina cada vez mais agitada das pessoas. Visto que a tecnologia caminha para a migração e centralização dos produtos e serviços nos smartphones, o Terceira Via acompanha esse trajeto e garante informação e entretenimento de maneira simplificada.

“As novidades vão acontecendo na velocidade em que se impõem. Sabemos que vivemos dias acelerados e percebemos que precisávamos acompanhar essa aceleração. Em um tempo em que somos bombardeados de informação por todos os lados, ter a certeza de que temos acesso a jornalismo e TV com a credibilidade do Terceira Via em um único local é fantástico”, pontuou Fábio Paes, diretor geral do Sistema de Comunicação Terceira Via na festa de aniversário de 7 anos no Teatro Trianon, quando aconteceu o lançamento do APP.

A jornalista e editora de mídia online do Terceira Via, Ulli Marques, explica que a ideia de criar um app 2 em 1 é inovadora. “São duas interfaces diferentes em um único aplicativo. Essa foi uma ideia do nosso diretor geral que, no contexto de uma empresa multimodal como o Terceira Via, funcionou muito bem. De maneira intuitiva, o usuário consegue conferir todos os recursos do online, ler a versão digital do jornal impresso e ainda acompanhar toda a programação da TV. Tudo isso em um aplicativo que ocupa bem pouco espaço smartphone”, pontuou.

Responsável pelo desenvolvimento do app, André Escocard, da Hesea Tecnologias, não há aplicativos na região que possuam tantos recursos como o do Terceira Via. “Nosso propósito foi criar um dispositivo simples, mas com elementos visuais e inovadores em sua essência. Alguns desses elementos são, por exemplo, o visualizador de fotos com zoom, o slideshow com matérias dos colunistas e o streaming que permite a transmissão do vídeo ao vivo para SmartTVs. A parte mais desafiadora foi construir os elementos para a comunicação entre os sites do Jornal e da TV e o App, de forma que não gerasse impacto entre eles. E conseguimos!”, comentou o desenvolvedor.

André adiantou ainda que, em breve, o Terceira Via App também terá novos recursos como: notificação push, que informará aos usuários quando notícias forem publicadas, scroll infinito, disponibilização de um app web progressivo ou PWA (similar ao site, mas que não necessita de download), acesso a recursos off-line, entre outros.

A técnica em enfermagem Mayara Gomes Guimarães já baixou o app do Sistema Terceira Via em seu smartphone. Ela, que já acessava o site diariamente, gostou da interface e dos recursos disponíveis. “Assim como o jornal online, o aplicativo é bem clean e intuitivo. Qualquer pessoa consegue acessar, ler as notícias e assistir aos programas”, garantiu. Ela pontuou ainda a facilidade de encontrar os textos de cada editoria do site e de saber os horários de todos os programas da 3ªVia TV. “Quando disseram que todos os recursos estariam ali, pensei que não seria possível, mas é verdade. Nada falta. Quem baixa o app do Terceira Via, tem o sistema inteiro na palma da mão”, concluiu.

Como funciona

Após fazer o download na Google Play, o usuário é direcionado à página principal do APP, semelhante ao Jornal Terceira Via online. Nessa seção, com fundo na cor branca, o leitor pode conferir todas as notícias que estão publicadas no site, bem como as fotos e os vídeos produzidos pela equipe de jornalismo. Ao clicar no menu lateral, ainda terá acesso às tags e às páginas dos colunistas e jornalistas. É também nesse menu que estão os ícones das redes sociais Facebook, Instagram, Twitter e WhatsApp que direcionam o usuário ao respectivo aplicativo. Arrastando a tela, também estão disponíveis os blogs e colunas e a versão digital do Jornal Terceira Via impresso.

Já na parte superior, quando o usuário clica no ícone da 3ªVia TV, o app se transforma: a cor de fundo passa a ser preta e, de cara, o espectador pode conferir o que está rolando naquele momento no canal televisivo. Mais abaixo, estão ainda os últimos vídeos dos programas da grade, divididos por programa.

E no menu lateral, o espectador também poderá saber em quais horários do dia esses programas vão ao ar, bem como conferir a página específica de cada um deles.