×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Atalho disponível em celular pode salvar vidas; saiba como usar

Corpo de Bombeiros de Campos também confirmou que a ação pode otimizar o atendimento

Geral
Por Redação
7 de outubro de 2019 - 15h23

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um homem, que se identifica como médico Augusto Pupo, explicando como adicionar informações de saúde no aparelho celular de forma em que seja possível verificar mesmo com o aparelho bloqueado por senhas. A prática, segundo ele, pode salvar vidas em um momento de atendimento de vítimas inconscientes. A reportagem do Terceira Via testou a comprovou a funcionalidade em seis aparelhos diferentes, com sistema Android e IOS. O Corpo de Bombeiros de Campos também confirmou que a ação pode otimizar o atendimento. Veja a explicação no final do texto.

No vídeo, além de ensinar como inserir as informações, Pupo destaca a importância da medida. “Pra gente que trabalha com resgate, muitas vezes a gente chega e o paciente está desacordado e não consegue dar informações que são muito importantes… Preencha isso porque é muito importante pra gente que atende você em um caso de urgência”, explicou.

Uma das pessoas que teve acesso ao vídeo e passou a utilizar as informações no atalho foi a jornalista Roberta Barcelos. “Tenho alergia a Ácido Acetilsalicílico (conhecido como A.S. e que faz parte de inúmeros medicamentos para dor. Eu sempre tive medo de sofrer algum acidente, ficar inconsciente e aplicarem em mim algum medicamento que tenha o A.S. em sua fórmula. Depois que vi o vídeo, coloquei as informações necessárias no meu aparelho e me sinto um pouco mais tranquila”, comentou.

Procurado pela reportagem para comentar sobre as instruções contidas no vídeo, o Corpo de Bombeiros de Campos informou que “caso as vítimas tenham todas as informações médicas e de saúde, que são de extrema importância, armazenadas em algum dispositivo, seja impresso ou eletrônico e estejam sempre com elas, isso pode facilitar e otimizar o atendimento em situações de emergência”.

É válido destacar que o usuário pode notar pequenas diferenças de um aparelho para o outro no momento de inserir as informações, mas o caminho é semelhante em vários modelos. Veja abaixo o passo a passo por meio do vídeo e de fotos.

 

Na agenda de contatos, vá em ‘informações de emergência’ ou em ‘meu perfil’  (Foto: Carlos Grevi)

Na parte ‘informação médica’ clique para adicionar as infos necessárias (Foto: Carlos Grevi)

Foto: Carlos Grevi

Adicione as informações que julgar necessárias, salve e pronto (Foto: Carlos Grevi)

Com o celular bloqueado, qualquer pessoa pode clicar no espaço ‘chamada de emergência’ (Foto: Carlos Grevi)

Após clicar em ‘chamada de emergência’ aparecerá o ícone vermelho ou o campo ‘informações médicas’  (Foto: Carlos Grevi)

Aí estarão disponíveis as informações que já estiverem inseridas (Foto: Carlos Grevi)

 

Outro modelo mostra como informações podem ficar (Foto: Carlos Grevi)