×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Grupo IMNE adere à Brigada contra incêndios

Lei municipal faz aumentar oferta de empregos para o cargo de bombeiro civil para atuar em estabelecimentos com grande fluxo de pessoas

Geral
Por Redação
6 de outubro de 2019 - 7h00

Curso de Primeiros Socorros Lei está fazendo crescer oferta de empregos

Já está em vigor a lei municipal que obriga a presença de uma brigada profissional, composta por bombeiros civis, em determinados estabelecimentos de Campos como shoppings, hospitais, casas de shows, hipermercados, universidades, espaço de eventos, entre outros. De autoria do vereador Marcelo Perfil (PHS), a lei nº 8.890 teve sua regulamentação publicada em Diário Oficial em 19 de setembro de 2019. Alguns estabelecimentos, como o Grupo IMNE, já fazem ações para garantir o cumprimento do dispositivo.

Para o autor da lei, esta é uma conquista importante e que tem como objetivo proporcionar ainda mais segurança para a população. “Tivemos uma ocorrência recentemente no restaurante em um shopping aqui de Campos, que se não fosse a atuação rápida e eficaz da brigada de incêndio do local, poderia ter se transformado em mais uma tragédia. Infelizmente, as tragédias como da Boate Kiss, do Museu Nacional, e recentemente do Hospital Badim no Rio de Janeiro, nos leva a conclusão de que as pessoas estão expostas a esse tipo de desastre caso haja negligência dos estabelecimentos e cabe a nós, legisladores, criarmos leis que visem dar maior segurança à população. Essa foi a minha principal motivação para a criação dessa lei”, explicou Perfil.

A partir da publicação, os estabelecimentos passam a ser obrigados a seguir o que determina a regulamentação e o não cumprimento pode ocasionar multa de 200 uficas (cerca de R$ 25 mil). Mas, antes mesmo da regulamentação, o Grupo IMNE já havia percebido a necessidade de garantir maior segurança às pessoas que circulam em suas dependências.

(Foto: Silvana Rust)

Segundo Amanda Santos Ribeiro, enfermeira do Escritório Integrado de Qualidade e Segurança do Paciente IMNE, a instituição vem ajustando algumas medidas voltadas para este fim, dentre elas a contratação de uma empresa que irá preparar os colaboradores para situações como essas.

“Nossa programação inclui ciclo de palestras de conscientização para todos os colaboradores objetivando adequar, instruir e orientar o corpo de funcionários, no que tange às necessidades em tela de rota de fuga, evasão e mapa de risco. Além do ciclo de palestras, estamos trabalhando para a formação de uma equipe de brigadistas, com profissionais devidamente treinados para conduzir o plano de fuga em situações de emergência”, explicou.

Ainda segundo a enfermeira, outras ações também estão em andamento. “Estes profissionais estarão sob a supervisão de um Bombeiro Civil por turno – também contratados para garantir a segurança em circunstâncias de risco. Vamos promover ainda simulados de socorro de múltiplas vítimas. O objetivo maior é manter as equipes alertas e sempre preparadas para qualquer grande intercorrência”, explicou.

Além de garantir a segurança das pessoas em possíveis situações de riscos, a lei, mesmo que de forma indireta, também trouxe outros benefícios, como, por exemplo, o aumento no número de empregos para os profissionais que atuam nestas áreas. É o que conta Henrique de Souza, administrador de uma empresa que oferece o curso em Campos.

“A procura aumentou consideravelmente após a lei, que também está ajudando a colocar no mercado quem já está formado. Enxergo isso de forma muito positiva, porque o que era comum acontecer antes em muitos estabelecimentos era a pessoa comprar um extintor, colocar na parede e não saber nem usar”, explicou.

Aluno recém-formado do curso, o bombeiro Carlos José de Souza Rabello viu nesta formação a oportunidade de voltar ao mercado de trabalho após ficar meses desempregado.

“Eu recebi uma oportunidade de fazer este curso logo que fiquei desempregado e não desperdicei. Concluí em maio e, desde então, trabalho em eventos como bombeiro civil. Agora, depois da lei, sei que os estabelecimentos vão começar a contratar mais profissionais dessa área e minha expectativa é a melhor possível de arrumar um emprego fixo como bombeiro civil. Já sei de várias empresas abrindo vagas e eu acredito que isso vai gerar muitos empregos para todos nós”, comemorou.

Com a busca por este tipo de curso aumentando, o Corpo de Bombeiros de Campos alerta em relação aos locais autorizados a oferecer estes serviços. “Os interessados na formação de brigadista ou bombeiro civil devem procurar empresas credenciadas ao Corpo de Bombeiro que prestam serviço na formação e certificação destes profissionais. A atenção do interessado deve ser quanto ao credenciamento da empresa junto ao Corpo de Bombeiros”, destacou em nota.

Fiscalização – Segundo a lei, “a fiscalização do cumprimento desta ficará a cargo da Superintendência de Postura, da Coordenadoria de Defesa Civil Municipal e de uma Comissão de Fiscalização, criada exclusivamente para esta finalidade e sem ônus para a municipalidade”. Também em nota, a Prefeitura de Campos informou que o superintendente de Postura, Victor Montalvão, manteve contato com representantes de entidades ligadas ao setor lojista se colocando à disposição para esclarecer dúvidas. Porém, não confirmou se a fiscalização já está acontecendo, conforme dispõe a lei em sua publicação. Outros detalhes sobre a lei estão disponíveis no D.O. de 19 de setembro de 2019.