×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Parque Ecológico Municipal começa a ser projetado na Arthur Bernardes

Serão três etapas e a primeira delas está em fase de finalização

Campos
Por Thiago Gomes
2 de outubro de 2019 - 12h36

Um espaço público dedicado à natureza, com pássaros e árvores. Tudo isso bem na área urbana de Campos dos Goytacazes, pertinho do Centro. Esta é a ideia da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental, que deu início ao projeto de construção de um Parque Ecológico Municipal, que ocupará uma área de 320 mil m², localizado às Margens da Avenida Arthur Bernardes. A publicação do início desta primeira etapa consta em Diário Oficial do dia 21 de maio e esta etapa do processo, orçada em R$ 214. 267, 44, já está em fase de finalização.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental, o recurso destinado à primeira fase da obra é proveniente do Fundo Municipal de Meio Ambiente, cuja aplicação deve ser feita em projetos ambientais para melhoramento ou criação de novas áreas de conservação ambiental no município. Além do recurso do Fundo, também estão sendo realizadas parcerias com a iniciativa privada para próximas fases do projeto, que conta com áreas destinadas ao lazer, esporte, além de espaços e ações de incentivo ao contato e preservação ambiental.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Ambiental, Leonardo Barreto, o projeto será dividido em três partes. A primeira etapa, que está em andamento, inclui cercamento e topografia da área onde será instalado o Parque Ecológico Municipal. A etapa seguinte será a finalização do projeto de arquitetura e do centro administrativo. No último passo está previsto a construção do centro administrativo e do pórtico de entrada.

“Teremos a oportunidade de unir lazer, esporte, educação ambiental e contemplação da natureza em um só lugar. As próximas etapas do projeto contam com construção de pórtico, centro administrativo, espaço gastronômico, entre outros que serão anunciados em breve. Novidades boas estão por vir”, informa o secretário.

Horto Municipal aberto todos os dias

Atualmente, o principal espaço verde da cidade é o Horto Municipal, que fica aberto ao público, inclusive, aos finais de semana. O local abriga 183 árvores de 55 espécies diferentes. O espaço de mais de 23 mil m² dentro da área urbana oferece educação ambiental, visitas guiadas em grupos, além de doar mudas à população. No Horto ainda está instalado um ponto de entrega para coleta seletiva de material reciclável, de óleo usado de cozinha e equipamentos eletrônicos.

O Horto Municipal fica localizado na Avenida Alberto Lamego, próximo à Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). O local funciona todos os dias, das 8h às 17h. Para visita guiada, é possível agendar previamente no próprio Horto ou pelo telefone (22) 98175-0109.