×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Senai divulga evento e cursos gratuitos em Campos e região

FabLabs faz parte das atrações promovidas pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro

Tecnologia
Por Redação
1 de outubro de 2019 - 14h42

Bootcamp da Firjan / Senai do Rio de Janeiro com propostas de educação inovadora

A Firjan/Senai realiza evento na próxima sexta-feira (04), das 14h às 17h, em Campos. O objetivo é estimular a criatividade e o espírito inovador para a criação de protótipos de novos produtos. A proposta do FabLab já conta com nove laboratórios da rede mundial criada no Center for Bits and Atoms, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). E para que a população sinta o gostinho de experimentar esse espaço de educação com inovação para prototipagem, que visa soluções viáveis para desafios reais da indústria e da sociedade, a Firjan SENAI amplia o FabLab Open Day para todo o estado do Rio.

O evento, que já acontece uma vez por semana na Casa Firjan, em Botafogo, acontece na próxima sexta-feira (04) e também em 8 de novembro e 6 de dezembro, das 14h às 17h, nas unidades da Firjan SENAI de Benfica (Instituto SENAI de Tecnologia Automação e Simulação), Jacarepaguá, Niterói, Duque de Caxias, Itaguaí, Nova Friburgo, Resende e Campos. As inscrições são gratuitas pelo site www.firjansenai.com.br/palestras, mas as vagas são limitas (20 pessoas por dia e unidade).

Para ajudar na formação de multiprofissionais para um mercado tão exigente, além de os alunos de qualquer curso terem acesso ao laboratório, o FabLab também tem cursos específicos, com diferentes pré-requisitos e cargas horárias. Os laboratórios integram diversos ambientes como: Criação e Desenvolvimento de Projeto Videoconferência e Reunião; Impressão e Digitalização 3D; Fresagem, Modelagem e Corte a Laser; e Acabamento e Finalização.

Como proposta pedagógica, os laboratórios com equipamentos de última geração focam na construção de conhecimentos por meio de projetos, desenvolvimento da criatividade e estímulo à inovação, aprendizagem em contexto, interdisciplinaridade (alunos de diferentes áreas), trabalho interativo e colaborativo (comunidades de aprendizagem). Destaque para a utilização de ferramentas de projetos, como: Design Thinking, Canvas e PITCH.

A ideia é que até 2020 sejam implantados 19 FabLabs da Firjan SENAI no estado do Rio. Além do site, mais informações também podem ser obtidos pelo 0800 0231 231.

O aluno Gabriel Athayde do curso técnico Redes de Computadores no FabLab Firjan /Senai Jacarepaguá (Foto: Vinícius-Magalhães)

Motivação

Os alunos têm acesso a um ambiente com centenas de laboratórios interligados ao redor do mundo, que compartilham conhecimento trabalhando em parceria e em tempo real. Além disso, eles contam ainda com a sala do Pré-Acelera, que é especialmente projetada para servir como ambiente de coworking destinado a pesquisa e estudos, visando dar vida às ideias dos estudantes, ou seja, transformar os projetos integradores com potencial de inovação a serem capazes de conquistar o mercado.

Há 13 anos na unidade, Gustavo Azevedo, 19, aluno do curso técnico Redes de Computadores na Firjan SENAI Jacarepaguá, disse que o laboratório é um dos grandes incentivos para continuar se capacitando. “Quero me especializar em indústria 4.0 e não existe, no estado do Rio, nenhuma outra escola que ofereça uma estrutura como a da Firjan SENAI. Esse laboratório é um investimento grandioso no estudante, rico em projetos e em conhecimento. O FabLab nos abre um leque de oportunidades, nos permite criar e inovar, dá asas à nossa imaginação”.

Gustavo e a colega Juliana Marques, 16, são os responsáveis pelos projetos “Slider”, feito na Cortadora a Laser, para atender as indústrias farmacêuticas, e “Escadeira”, feita na Router CNC, uma cadeira que também vira escada a fim de ocupar menos espaço.

“Projeto é o nosso nome”, enfatizou Gabriel Athayde, 17, também aluno do curso técnico Redes de Computadores na Firjan SENAI Jacarepaguá. “O FabLab é capaz de despertar o conhecimento algumas vezes adormecido dentro do estudante. Ficamos empolgados com a possibilidade de desenvolver os projetos que quisermos, com peças em tamanho real. Com um aprendizado tão tecnológico e inovador, me sinto preparado para ingressar na indústria. Já consigo prever muitas portas abertas para o mercado de trabalho, com experiências únicas, enriquecedoras e gratificantes”, finalizou.

Pioneira

A Firjan SENAI foi a primeira instituição de educação profissional do Brasil a implantar o FabLab como uma estratégia de educação profissional relacionada aos processos formativos de nível técnico, movimento fundamental que fomenta a educação como base para a criação de uma cultura de inovação, imprescindível para garantir o futuro das empresas do país.

Dessa forma, a instituição se posiciona mais uma vez, com uma educação profissional de vanguarda, direcionada à formação de profissionais capacitados para uma nova indústria, onde a criatividade e a inovação são fundamentais. Para isso, a instituição, após estudos de diversos modelos implantados pelo mundo, estruturou metodologia própria em alinhamento com as necessidades da Firjan SENAI, e com apoio de profissional do MIT – Massachusetts Institute of Technology estruturou seu primeiro FabLab no Instituto SENAI de Tecnologia Automação e Simulação, inaugurado em outubro de 2014, sendo esse piloto no Rio de Janeiro.