×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Árvore com risco de desabar em Campos ainda não foi removida

Partes da árvore despencaram na última segunda-feira, mas ninguém se feriu; moradores reclamam da demora do serviço

Comunidade
Por Redação
27 de setembro de 2019 - 17h36

Árvore ameaça cair sobre prédio no Flamboyant (JTV)

Cinco dias depois que parte de uma árvore caiu sobre um veículo na Rua Herculano Aquino, no Parque Flamboyant, em Campos, moradores se queixam ainda do mesmo problema. O risco de queda do restante da árvore continua, e sem previsão de remoção, pois o serviço depende da concessionária de energia Enel e da Prefeitura de Campos. Na última segunda-feira (23), galhos se desprenderam e danificaram um carro estacionado. Ninguém se feriu, mas moradores afirmam que há anos a árvore está com tronco apodrecido e ameaça pedestres e moradores de um prédio em frente.

De acordo com a moradora Warla Alves, a árvore está ainda mais inclinada para a rede elétrica e para o edifício onde vive com a família. Outras 30 pessoas residem em nove apartamentos. A pedido dos moradores, em junho passado o vereador Cláudio Andrade (DC) enviou um ofício à Prefeitura de Campos pedindo a poda da árvore, mas isto não aconteceu. No documento foi informado que curtos-circuitos na rede elétrica foram provocados por galhos que danificaram a fiação. O síndico Sinicley Alves disse que o problema existe há cinco anos, mas  que os órgãos públicos nunca resolveram. ” A árvore estava apodrecida e ameaçava cair. Parte dela já desabou, e agora está inclinada ainda mais sobre a rede elétrica e o prédio residencial”, disse.

O tronco da árvore está comprometido

A Secretaria de Desenvolvimento Ambiental  foi procurada pela reportagem novamente para saber que providências serão tomadas em relação ao problema. Em nota, o órgão municipal informou que, devido ao contato com redes de alta e baixa tensão, é necessário que a Enel desligue a rede e faça o rebaixamento da poda para que a prefeitura possa fazer o serviço.

“É um procedimento padrão de segurança. A prefeitura não pode fazer qualquer manejo antes da intervenção da concessionária de energia. É importante ressaltar que a prefeitura de Campos mantém contato com a concessionária para, que assim que a rede seja desligada, o serviço possa ser executado com segurança. Em reunião, realizada recentemente, a secretaria voltou a cobrar ações da empresa em relação à esta árvore. Assim que chegou a solicitação dos moradores, a secretaria encaminhou equipe de fiscalização ao local para vistoria. O pedido foi deferido e um ofício foi encaminhado à concessionária de energia Enel em virtude do contato dos galhos com as redes de alta e baixa tensão. Até o momento, o setor não havia sido atendido pela concessionária”, disse a nota do governo.

A reportagem ainda não obteve informações da Enel sobre o procedimento.