×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Árvore desaba e danifica veículo no bairro Flamboyant, em Campos

Desde junho,  moradores solicitaram poda à Prefeitura por conta de risco de queda

Comunidade
Por Redação
23 de setembro de 2019 - 15h17

O trânsito chegou a ficar interrompido após a queda da árvore no Flamboyant (JTV)

Uma árvore caiu sobre um carro na Rua Herculano Aquino, no Parque Flamboyant, em Campos dos Goytacazes, no final da manhã desta segunda-feira (23). De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma viatura esteve no local, mas não houve registro de vítimas. A reportagem não conseguiu identificar o proprietário do veículo atingido. Segundo moradores, antes da queda houve registros de curto-circuito provocado por galhos da árvore que danificavam a rede elétrica. A Prefeitura recebeu pedido de poda e informou, por meio de nota, que é necessário a concessionária de energia Enel desligar a energia antes de qualquer outro procedimento.

Ninguém se feriu com a queda da árvore, mas um veículo estacionado foi danificado

O vereador Cláudio Andrade (DC) enviou um ofício à Prefeitura de Campos pedindo a poda da árvore, reivindicação de pessoas que moram na Rua Herculano Aquino, o que não aconteceu. A notificação foi destinada ao secretário de Desenvolvimento Ambiental, Leonardo Barreto Almeida Filho, no dia 4 de junho deste ano. No documento foram registradas as queixas dos moradores relatando curto-circuito provocado por galhos que danificaram a rede elétrica. Os galhos também estariam provocando danos aos apartamentos do prédio em frente à árvore.

De acordo com o síndico do prédio Nove Sagas, Sinicley Alves, onde a árvore caiu, apenas uma parte dela foi retirada por um carro da Enel, concessionária de energia. “Três horas depois da queda, outra parte da árvore continua no local inclinada para o edifício onde vivem mais de 30 pessoas em nove apartamentos. O problema dessa árvore já existia há cinco anos, mas nunca resolveram. Em junho, conseguimos com que um ofício fosse enviado à prefeitura com ajuda do vereador, mas não houve solução. A árvore estava apodrecida e ameaçava cair, avisamos”, disse o síndico.

A reportagem do Terceira Via procurou a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental para saber sobre providências após a queda da árvore, e sobre a solicitação de poda enviada por ofício do vereador Cláudio Andrade que não foi atendida.

Em nota, a Prefeitura de Campos negou que a árvore tenha caído. “O setor de Arborização da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental esclarece que não houve queda e, sim, o desprendimento de um ramo, após impacto de um caminhão-baú. Devido ao contato com redes de alta e baixa tensão, é necessário que a Enel tome providências, como desligamento da rede e rebaixamento da poda, para não colocar os técnicos da prefeitura em situação de risco. É um procedimento padrão de segurança, portanto, a prefeitura não pode fazer qualquer manejo antes da intervenção da concessionária de energia. É importante ressaltar que a prefeitura de Campos mantém contato com a concessionária para, que assim que a rede seja desligada, o serviço possa ser executado com segurança. Em reunião, realizada recentemente, a secretaria voltou a cobrar ações da empresa em relação à esta árvore. Assim que chegou a solicitação dos moradores, a secretaria encaminhou equipe de fiscalização ao local para vistoria. O pedido foi deferido e um ofício foi encaminhado à concessionária de energia Enel em virtude do contato dos galhos com as redes de alta e baixa tensão. Até o momento, o setor não havia sido atendido pela concessionária”, informou a nota.

*Mais informações em instantes

Registro da árvore antes da queda

Ofício enviado à Prefeitura pedindo poda