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Sistema Terceira Via em festa

Em seus sete anos, Terceira Via tem se tornado um referencial de informação e entretenimento em todo o interior do Estado

Editorial
Por Redação
22 de setembro de 2019 - 0h01

Parte da equipe posa em frente ao prédio que abriga o Sistema de Comunicação Terceira Via, na rua Governador Teotônio Ferreira de Araújo. (Fotos: Silvana Rust/Carlos Grevi)

Esta semana é de festa para o Sistema de Comunicação Terceira Via. Na próxima terça-feira (24), o grupo comemora seu sétimo aniversário em grande estilo, com show do cantor Dom Paulinho, revelação do The Voice Brasil, no Teatro Municipal Trianon, em Campos. Não será celebrada, porém, somente a história de sucesso de uma iniciativa pessoal que prospera no interior fluminense. O que motiva a comemoração é a continuidade de um trabalho meticuloso de apuração, planejamento e experimentação, feito por uma equipe comprometida em oferecer ao campista informação e entretenimento de qualidade e identificado com seu público. Seja por meio do online, do impresso ou da TV, o Sistema de Comunicação Terceira Via é resultado de um esforço coletivo e diário, pautado na ética e orientado pelo que há de mais novo no jornalismo nacional e internacional. E que promete diversas novidades para os próximos meses.

Gestado no celeiro de projetos pioneiros que se tornou o Grupo IMNE, o Sistema de Comunicação Terceira Via representou um ousado voo para longe da medicina, e a realização de um sonho antigo de seu fundador, o médico endocrinologista Herbert Sidney Neves. E o que começou como um jornal online, em 2012, se firmou rapidamente como um empreendimento mais amplo e arrojado, com a inauguração da Terceira Via TV, em 2013, e do semanário Jornal Terceira Via, em 2016.

Equipe de jornalismo alimentando o site e as redes sociais com notícias.

Em uma cidade que tem uma tradição de imprensa que remonta à primeira metade do século XIX, e que contou com veículos mais ou menos longevos ao longo de sua história, o Sistema de Comunicação Terceira Via ainda vive sua primavera. Contudo, vem se destacando não só pelo investimento em estrutura e tecnologia, como também em recursos humanos.

“A pulverização da informação na internet torna muito difícil um novo projeto se sobressair, mas o Terceira Via conseguiu. Estamos em 36 cidades, distribuímos mais de um milhão e meio de jornais. O volume de conteúdo produzido em sete anos é absurdo. Temos mais de 60 mil seguidores nas redes sociais. Nossas redes sociais têm o maior engajamento na cidade. Todos os dias, dezenas de pessoas de todos os setores da sociedade nos buscam como ponto de apoio para suas reivindicações, eventos e campanhas”, diz o diretor geral Fábio Paes, que conta os segredos por trás do sucesso: “Primeiro, saber montar equipe. Temos os melhores profissionais do ramo com a gente. Segundo, dar liberdade dentro de um conceito de jornalismo que agregue. E, por último, investimento maciço. Investimento em equipamentos, em tecnologia e nas pessoas”.

Equipe da externa conferindo a produção de conteúdo.

A aposta em jovens talentos e profissionais reconhecidos do mercado converteu a redação em um laboratório de ideias e possibilitou o surgimento de uma cultura de trabalho marcada pela liberdade de atuação e prática colaborativa.

“Temos uma equipe de extrema confiança, que conhece a linha editorial do jornal e atua com bastante liberdade. Criou-se, assim, uma prática bastante participativa, em que os repórteres estão presentes em todo o processo de confecção da edição, incluindo a concepção das manchetes e a composição das páginas. De forma que o jornal com distribuição dirigida e também nas bancas acaba sendo uma construção conjunta”, reforça o diretor de jornalismo Aloysio Balbi, segundo quem este processo é importante, também, para o futuro dos veículos que compõem o grupo. “Com isso, acabamos produzindo quadros aptos a assumirem, futuramente, qualquer função dentro da hierarquia do jornal. São as pessoas que vão assumir a redação daqui alguns anos”.

Para o homem que entendeu que acesso à informação é ferramenta de construção de dignidade pessoal e fundação de uma sociedade mais justa, o gosto é de gratidão.

“Sete anos depois, o Sistema de Comunicação Terceira Via se reafirma cada vez mais como referência em credibilidade na informação. Essa foi a ideia desde o primeiro momento, do qual participaram a diretora executiva Martha Henriques e a criativa Erika El Kik, do Estúdio Ideia. Celebramos o resultado de um trabalho de equipe dirigido por Fábio Paes, uma grande surpresa, que trouxe com ele Aloysio Balbi. Reconhecemos, também, o trabalho de todos os colaboradores no online, no impresso e na TV. Estão de parabéns”, festeja Dr. Herbert.

Áttyla Leite, gerente técnico da 3ª Via TV comandando a ilha de edição

Novidades

Em sete anos, o Sistema de Comunicação Terceira Via acumula histórias e conquistas. Mas, os esforços de toda a equipe estão comprometidos é com o futuro. E ele se projeta bastante promissor. Uma série de novidades está sendo cuidadosamente preparada. A principal delas é o aplicativo Terceira Via, que vai centralizar o conteúdo produzido pelo grupo.

“O app vai facilitar a vida do usuário, que vai encontrar, na mesma plataforma, em tempo real, as matérias da TV, do online e do impresso, bem como acompanhar as novidades em nossas redes sociais. Então, ele não precisar ficar entrando em site, abrindo outros aplicativos. Isso é um grande novidade para o interior”, resume Fábio Paes.

De acordo com a editora de mídia online Ulli Marques, será possível acompanhar a programação diária da Terceira Via TV por meio de streaming, acessar programas já exibidos, ler a edição dominical ou as atualizações do site.

“O app Terceira Via poderá ser baixado ainda este mês. A princípio, será disponibilizado o download para usuários de Android. Mas, quem usa iPhone pode ficar despreocupado, pois haverá, também, uma versão para iOS em breve”, adianta Ulli.

Fábio Paes Diretor que implantou novidades no sistema

Rumo à Capital

Novidades também estão sendo preparadas para o público da Terceira Via TV. A emissora vem sendo objeto de grande investimento nos últimos anos. Ampliou sua área de cobertura, alcançando um público potencial de 1,4 milhão de espectadores, e agora mira a capital do Estado.

“Renovamos todo o parque de tecnologia da TV, com tecnologia 4k. Ampliamos o número de estúdios, que agora são 10. Há três anos chegávamos a apenas três municípios: Campos, Macaé e Rio das Ostras. Hoje, estamos presentes em quase metade do Estado. Vamos até Além Paraíba, que fica no Estado de Minas Gerais, e a tendência é crescer. Nosso objetivo é chegar ao Rio de Janeiro. Mas, não apenas colocar um ponto lá. Queremos chegar como um veículo de referência do interior. Se alguém quer saber alguma coisa do interior, ele vai acessar a Terceira Via”, garante Fábio Paes.
Mas, não é só isso. A grade vai mudar, com a chegada de um novo programa: a revista eletrônica “Especial Terceira Via”. O jornalístico dominical terá apresentação do jornalista Ocinei Trindade.

“Estamos montando um estúdio especialmente para abrigar o ‘Especial Terceira Via’, que vai ter uma hora de duração e trazer uma sinergia forte com o material veiculado no impresso, repercutindo e ampliando o assunto com jornalistas e entrevistados”, gerente técnico da TV, Attyla Leite.

Dr. Herbert Neves idealizador do sistema Terceira Via

Além do “Especial Terceira Via”, mais dois programas estão pretes a estrear, Priscyla Bezerra retorna com um novo programa, o “Mais Bonita”, sobre beleza feminina, e Lohana Ernades com o “Sem Medo da Moda”.

Jornal aos domingos

No impresso, as novidades ficam por conta da página especial assinada por um dos melhores jornalistas do estado do Rio, Guilherme Belido, e da estreia do colunista Gabriel Trindade, que vai abordar moda masculina para jovens.

“O Terceira Via é o único jornal full-color do interior fluminense — o que garante à publicação importante diferencial. Sempre com matérias interessantes, gosto, em particular, da capa do segundo caderno, intitulada ‘Club Terceira Via’, face, em especial, à qualidade da diagramação. Ao contrário do que prevaleceu até as décadas de 70 e 80, quando o conteúdo respondia 100% pela qualidade do jornal, a partir do século 21, o visual avançou em importância e hoje é tão importante quanto”, avalia Belido sobre o que atraiu ao veículo, que completou três anos no último dia 15: “Em termos de jornal impresso, três anos é, por tradição, um engatinhar. Contudo, o Terceira Via cumpre essa fase inicial com expressivo destaque, consolidando-se a cada edição como um produto moderno, conceituado e que vai longe”.