×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Detran Seguro aborda 17 mil veículos em cinco meses

Agentes de fiscalização avaliam pneus, lataria, vidros, placas de identificação, farol e outros itens

Trânsito
Por ASCOM
20 de setembro de 2019 - 8h16

(Foto: Divulgação/Governo do Estado do Rio de Janeiro)

A Operação Detran Seguro completou cinco meses no último dia 8 de setembro. Ao longo desse período, foram realizadas 626 blitzen, com 17.128 abordagens, 7.496 multas aplicadas e 1.480 remoções de veículos. As operações, que buscam aumentar a segurança no trânsito, são filmadas por câmeras, ligadas online a uma central de monitoramento, localizada na sede do departamento.

Além da verificação da documentação do veículo e do motorista, os agentes de fiscalização do Detran.RJ seguem um protocolo previamente definido e avaliam os seguintes itens: pneus, lataria, vidros, placas de identificação, farol, comandos de seta e aferição de gases poluentes. São menos itens do que havia na vistoria anual para veículos de passeio e extinta definitivamente pela Lei 8269/18 e que era feita nos postos.

Desde o dia 7 de julho, data em que entrou em vigor a Lei 8.427, os veículos deixaram de ser rebocados e passaram a ser apenas multados. Os proprietários recebem um auto de infração e têm sete dias para apresentar ao Detran.RJ a regularização das infrações constatadas. Caso não a reapresentação não aconteça dentro do prazo, os autos são transformados em multa, e o veículo recebe uma restrição administrativa. A partir daí, se for flagrado em circulação, será removido.

O presidente do Detran, Marcelo Bertolucci, ratifica a importância da operação.

“Veículos em mau estado de conservação, como pneus carecas e para-brisas rachados, podem oferecer riscos à população. Os agentes buscam conscientizar os motoristas durante a operação, com alertas sobre os itens de segurança que devem ser observados”, completa.

A Operação Detran Seguro conta com ações diárias, inclusive aos sábados e domingos, na capital e no interior do estado. Os locais não são divulgados previamente.

Fonte: Governo do Estado do Rio de Janeiro