×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Vídeo: Depressão e outras doenças psiquiátricas são tema de palestra no OncoBeda

A iniciativa faz parte da Campanha Setembro Amarelo, abraçada pelo Grupo IMNE

Saúde
Por Redação
18 de setembro de 2019 - 13h15

Palestra abordou depressão e outras doenças psiquiátricas (Foto: Silvana Rust)

A manhã desta quarta-feira (18) foi de conscientização para pacientes do OncoBeda sobre depressão e outras doenças psiquiátricas. A psiquiatra Gabriela Dal Molin tirou dúvidas das pessoas que enfrentam a difícil rotina do tratamento de câncer e de seus familiares sobre os males que atingem também a parte emocional. A iniciativa faz parte da Campanha Setembro Amarelo, adotada nas unidades do Grupo IMNE.

De acordo com a psiquiatra, nove em cada dez casos de suicídio podem ser evitados. Por isso, ter com quem falar sobre a depressão pode evitar a medida extrema.

“Quando a gente leva esclarecimentos à população, a gente consegue fazer a prevenção. E essa é a ideia do Setembro Amarelo. A depressão é a doença do século e a população está adoecendo. Independente de classe social, as pessoas têm problemas, enfrentam dificuldades, e muitos não conseguem lidar com isso. Mas é importante que todos saibam que existe tratamento”, destacou.

Psicóloga Gabriela Dal Molin ministrou a palestra (Foto: Silvana Rust)

Gabriela Dal Molin alertou que nem sempre as pessoas que estão com depressão vivem chorando e se lamentando. Por isso, é importante que família e amigos fiquem atentos aos sintomas, como alteração de comportamento e isolamento social.

A técnica de enfermagem Luciana Macedo, que está em tratamento contra o câncer de mama, participou da palestra. Ela fez quimioterapia e radioterapia e passou recentemente para a segunda fase do tratamento. Luciana se emocionou ao falar do apoio que recebeu da família ao receber o difícil diagnóstico e também durante a terapia.

“Não é fácil receber um diagnóstico de câncer e o tratamento, às vezes é muito complicado. A quimio é agressiva e tudo isso mexe muito com o nosso psicológico. Um dia a gente está bem, no outro, não. Por isso, contar com apoio é sempre bom”, comentou a paciente.