×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Após quatro dias de ação, bombeiros controlam incêndio em mata de São Fidélis

Clima seco e a umidade do ar muito abaixo do normal dificultaram o controle das chamas

Região
Por ASCOM
14 de setembro de 2019 - 12h26

Uma aeronave auxiliou no trabalho de combate às Chamas (Foto: Divulgação/GBM)

O Corpo de Bombeiros encerrou, na noite de sexta-feira (13), o combate ao fogo em vegetação em São Fidélis. As chamas atingiram uma área de mata na localidade de São Benedito. Os últimos pontos foram extintos com equipes de militares enviados por terra, apoiados por uma aeronave. O incêndio atingiu a Área de Preservação Ambiental (APA) do Rio do Colégio, situado na zona de amortecimento do Parque Estadual do Desengano.

A operação foi iniciada na manhã de terça-feira (10), logo após as equipes do Destacamento de São Fidélis informarem que haveria necessidade de apoio. Um posto de comando, na fazenda que leva o mesmo nome da localidade, foi estabelecido pela corporação.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o clima seco e a umidade do ar muito abaixo do normal, além do tipo de vegetação, que estava muito seca, e do vento, que a todo momento mudava de direção, dificultaram o controle das chamas.

– O reforço de uma aeronave foi fundamental, pois conseguia lançar água em pontos de difícil acesso, principalmente devido à formação rochosa do local onde os focos surgiam – atestou o comandante do CBA 4, coronel Leonardo Couri, que coordenou a operação.
Foram quatro dias de ações. Integraram a força-tarefa bombeiros dos quartéis de Campos e das unidades subordinadas, do 1º e 2º Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente (GSFMA), do Grupamento de Operações Aéreas e do Comando de Bombeiros de Área Norte e Noroeste (CBA 4), que coordenou toda a operação, além de duas unidades da Região dos Lagos.