×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Uenf realiza sua 6ª eleição para reitor nesta terça-feira

Estudantes e servidores vão às urnas e escolherão uma das três chapas que disputam o cargo

Educação
Por ASCOM
3 de setembro de 2019 - 14h53

Acontecem nesta terça-feira (3), a partir das 9h, nos campi da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro em Campos dos Goytacazes e em Macaé, as eleições para a escolha do reitor e do vice-reitor para os próximos quatro anos. Em Campos, as eleições ocorrem até às 20h, e serão realizadas no prédio da Reitoria, enquanto em Macaé as seções serão instaladas no hall de entrada do LENEP (área próxima à Biblioteca) e a eleição vai até as 16h.

Nos 11 polos da Uenf/Cederj (Bom Jesus do Itabapoana, Itaocara, Itaperuna, Macaé, Miracema, Nova Friburgo, Paracambi, Petrópolis, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana e São Gonçalo), as eleições foram realizadas no último sábado, 31/08/19, das 10h às 14h.

Três chapas estão concorrendo: a Chapa 10 (“Cada vez mais Uenf: Inovadora e Participativa”), a Chapa 11 (“AvançaUENF: Ciência e Sociedade”) e a Chapa 12 (“Uenf Renova”). A Chapa 10 é composta pelos professores Raul Palácio e Rosana Rodrigues; a Chapa 11, pelos professores Carlos Eduardo de Rezende e Juraci Aparecido Sampaio; e a Chapa 12, pelos professores Enrique Medina-Acosta e Rodrigo Tavares Nogueira.

O processo eleitoral será realizado através de eleições diretas e com voto secreto, com participação de toda a comunidade universitária. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) estabelece o peso de 70% dos votos para o corpo docente, 15% para o corpo discente e 15% para o corpo técnico administrativo. A apuração dos votos será realizada a partir do término da votação, pela Comissão Eleitoral, na sala de Reuniões da Reitoria, na presença dos fiscais de chapas. Caso haja a necessidade de 2º turno, este será realizado no dia 14/09/19, sábado, nos polos Cederj, e no dia 17/09/19, terça-feira, nos campi de Campos dos Goytacazes e Macaé.

Para votar, é necessário apresentar um documento válido oficialmente com foto, como Cédula de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação ou Carteira de Trabalho. As eleições serão realizadas em cédulas de papel, uma vez que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) indeferiu o pedido de cessão de urnas eletrônicas, em virtude da proximidade das eleições para os Conselhos Tutelares.