×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Um mês dedicado à melhor idade

Em Campos, várias atividades estão programadas para setembro, visando a autoestima e o bem estar dos idosos

Campos
Por Redação
1 de setembro de 2019 - 11h20

A partir de 2025, pela primeira vez na história, haverá mais idosos do que crianças no planeta, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Hoje, este número ultrapassa os 29 milhões. No Brasil, pessoas com idade a partir dos sessenta anos já fazem parte da chamada “terceira e melhor idade”. Porém, alcançar esta etapa biológica com vigor e saúde requer muita consciência e cuidado. Entre todas as campanhas e iniciativas realizadas durante o ano, os ativos da terceira idade receberão um mês dedicado totalmente a eles. Em Campos, diversas atividades irão acontecer em setembro a fim de mostrar a importância do idoso na sociedade.

Há 26 anos, a Universidade para a Terceira Idade surgiu na cidade como um projeto que propõe a extensão e pesquisa da Universidade Federal Fluminense (UFF), buscando a valorização do idoso.

Atualmente, a Uniti está sob a coordenação da professora Gisele Estácio. Participando ativamente desse projeto desde o início, o vice-coordenador e professor, Sylvio Rogério, fala sobre a transformação que a universidade causa na vida dos idosos que passam por lá. “Nós oferecemos diversas atividades, como cursos de informática, oficina de dança livre e de salão, curso de memória e lembranças, canto, coral e teatro, além do projeto ‘De bem comigo’.

As novas inscrições estarão abertas na primeira semana de outubro. Com esse tempo na Uniti, o que eu mais destaco de positivo é poder contribuir para inserir cada vez mais os idosos em uma vida totalmente ativa”, comenta.

Mudança é a palavra que a aposentada Maria José Ribeiro, de 76 anos, usa para resumir a sua trajetória na Universidade para a Terceira Idade. Desde 2011 participando, hoje, ela não imagina a sua rotina sem as atividades desenvolvidas semanalmente pela instituição.

“Conheci o espaço através de amigos, me inscrevi e estou lá há oito anos. Só posso dizer que sou uma pessoa transformada depois que tive a oportunidade de viver essa experiência. Faço aulas de dança, canto, coral e outras oficinas. A Uniti me trouxe muitos amigos que deixam a terceira idade mais leve e viva”, conta.

Terceira Idade em Ação
A Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) também tem um programa, chamado de Terceira Idade em Ação, que funciona desde 2011, sob a coordenação da professora Rosalee Istoe, visando a inclusão social do idoso e a busca de um envelhecimento ativo e saudável, desenvolvendo para isso diversas ações, incluindo atividades físicas, cognitivas, de lazer e que favorecem também o aumento da renda.

“As atividades são desenvolvidas de segunda à sexta-feira, no horário de 8h às 12h, nas próprias instalações da Uenf. São 400 idosos, moradores de Campos e de outras cidades da região, inscritos no programa. Para participar, o interessado deve ir até a coordenação do programa, que está localizada no prédio da Reitoria, levando duas fotos 3×4 e um atestado médico.”, explica Lidiane Silva Torres, assistente social do programa.

Atividades no mês do idoso
Como forma de comemorar o mês do idoso, a Prefeitura de Campos, por meio da Superintendência do Envelhecimento Saudável e Ativo (Sesa), preparou uma vasta programação nas Casas de Convivência e na Colônia de Férias do Farol de São Thomé. No dia 2 pela manhã, a Casa de Convivência de Travessão vai promover uma gincana. Já a Casa do Parque Tamandaré vai receber o conjunto de cordas dedilhadas do Instituto Federal Fluminense (IFF). No Centro Dia do Idoso começa a exposição “O presente da memória”. Já na parte da tarde, é a vez dos idosos de Dores de Macabu participarem do Festival de Talentos.

No dia 4, às 8h, a Casa de Convivência de Conselheiro Josino vai promover um café da manhã dançante. No dia 5, às 9h30, o grupo de teatro Nós na Fita, da Casa do Parque Tamandaré vai apresentar o esquete teatral “Vida dura” no calçadão da área central da cidade. Às 14h, os idosos do Centro Dia vão participar de um Café Literário, com a participação do professor Fernando Leite.

E a programação prossegue até o dia 26 com jogos cooperativos; dia da beleza; palestras; aulão de dança; mostra de poesias e trovas de autores campistas; piquenique; tarde do vinil; desfile cívico e luau.