×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Cartão do Doador inova na valorização do voluntário do Hemocentro

Nele, constarão os dados do voluntário, como tipagem sanguínea e a data da última doação

Campos
Por ASCOM
31 de agosto de 2019 - 10h10

Quem doar sangue no Hemocentro Regional de Campos terá o Cartão do Doador. Nele, constarão os dados do voluntário, como tipagem sanguínea e a data da última doação. Para a diretora do Hemocentro, Sandra Chalhub, esta é uma valorização do voluntário e também um lembrete para saber quando poderá voltar a doar. A Lei nº 8.772, de 2017, de autoria do vereador Igor Pereira, prevê que os doadores de sangue têm direito a meia-entrada em eventos na cidade, além da isenção em taxas de concursos públicos do município. A apresentação da carteirinha facilitará a comprovação do direito.

– A ideia é que o doador se sinta valorizado. Neste cartão, a cada doação será renovada a etiqueta do verso onde constará a data da coleta. Isso ajudará como um lembrete para saber quando voltar a doar. Também constarão dados do doador como nome, tipo sanguíneo e fator RH – explicou Sandra.

O cartão será entregue ou atualizado 15 dias após cada doação. O secretário de Governo, Alexandre Bastos, ressalta a intenção de fidelizar o doador e incentivar a doação.

– O Governo Rafael Diniz entende a importância que o Hemocentro tem, não só para Campos, mas para toda região. Além do ônibus, a carteirinha do doador é mais um importante passo na política de incentivo a doação, fazendo com que o Hemocentro deixe de operar com estoque baixo. Nossa intenção é sempre angariar e fidelizar o doador. Agradecemos ainda ao vereador Igor Pereira pela dedicação e sensibilidade com Hemocentro – comentou Alexandre.

Incentivo – A Lei nº 8.772, de 20 de setembro de 2017, de autoria do vereador Igor Pereira prevê incentivos à doação de sangue no município de Campos, com meia-entrada para doadores regulares de sangue em todos os eventos culturais, esportivos e de lazer na cidade, como teatro, espetáculos musicais e circenses. O doador também fica isento do pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos para provimento de cargos ou empregos públicos, efetivos ou temporários, da administração pública municipal, bem como de suas autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista.

– O Cartão do Doador vem ao encontro do meu primeiro projeto de lei aprovado na Câmara Municipal, que são os incentivos à doação de sangue no município. Aprovado por unanimidade em 2017, passamos pelo percurso de conquistarmos a carteirinha. A partir de agora ficará mais fácil ao voluntário requerer seu direito – disse o vereador.

Para ser beneficiário desta Lei, o doador poderá apresentar, na compra do ingresso, assim como no ato da inscrição para o concurso público, o Cartão do Doador do Hemocentro, com comprovação de doação de sangue de no máximo 90 dias para homens e 120 dias para mulheres, além do documento oficial de identidade.