×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Evento sobre violência doméstica acontece em shopping de Campos

Diversas atividades no Boulevard serão destinadas a adultos e crianças no domingo com a campanha "Quebrando o Silêncio"

Comunidade
Por Redação
22 de agosto de 2019 - 17h32

Evento “Quebrando o Silêncio” realizado em 2018 no Rio (Fotos Divulgação)

Uma ação ocorre no próximo domingo (25), das 14h às 22h, no Shopping Boulevard, em Campos, para atendimento adulto e infantil. Crianças e pais serão instruídos para prevenir, identificar e denunciar casos de abuso. Serão entregues materiais instrutivos gratuitamente, como uma revista  que enfatiza a necessidade de prevenção e combate a abusadores. As versões digitais estão disponíveis no site quebrandoosilencio.org. Palestras em escolas, passeatas e eventos comunitários também fazem parte da programação.

A proposta do evento organizado pela Igreja Adventista é acender um amplo debate e propor métodos para evitar o crescimento da violência sexual infantil. A campanha “Quebrando o Silêncio”  busca  evitar que crianças e adolescentes integrem estatísticas mundiais. A iniciativa visa, também, apresentar caminhos para a recuperação de quem carrega as marcas e dores que resultam do abuso. Cerca de 300 milhões de crianças em todo o mundo vivem em constante situação de violência, seja física, sexual ou moral. O dado foi divulgado em 2017 pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

No evento de domingo no Boulevard Shopping, terá um espaço direcionado para as crianças com brincadeiras, pinturas e hora do conto, que de forma lúdica e em linguagem apropriada, ensinarão a identificar riscos, proteger-se e denunciar.Para os pais, serão promovidos palestras e bate-papo com uma delegada e uma advogada especialista na área da Vara da Infância e Juventude. O público poderá fazer perguntas e tirar dúvidas. Também haverá atendimento psicológico e orientações jurídicas individuais.

“O objetivo é que os responsáveis pelos menores saibam identificar situações de risco e sinais de abuso através do comportamento infantil. E que as crianças, por sua vez, entendam o que é um abuso e como podem se prevenir, denunciar e se proteger. Queremos que todos saibam como e onde buscar ajuda”, conta Robson Menezes, um dos organizadores do “Quebrando o Silêncio”,  no município.

O “Quebrando o Silêncio” é um projeto da Igreja Adventista que acontece em âmbito internacional. As ações centrais da campanha ocorrem nos dias 24 e 25 de agosto no Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina, Chile, Bolívia e Equador. No entanto, a campanha se estende ao longo de todo o ano com palestras, ações de conscientização e iniciativas de amparo realizadas em várias localidades.