×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Capoeirista mulher mais antiga de Campos em atividade será homenageada

Tânia tem 58 anos, sendo 26 deles dedicados à capoeira

J3 Esporte
Por Redação
16 de agosto de 2019 - 14h16

“A capoeira me deu uma vida nova e desde então eu não consegui parar”. As palavras são da professora de capoeira Tânia Maria Azevedo, que é a mulher mais velha em idade e em tempo de prática do esporte em Campos. Já são 58 anos de vida, sendo 26 deles dedicado à capoeira. Tânia, que é corda marrom, será homenageada neste domingo (18), a partir das 9h30, na quadra de esportes do bairro Parque Santo Amaro.

“Eu treino duas ou três vezes por semana na quadra do Jardim Carioca. Não consigo parar… Quando eu comecei, eu estava com problemas, mas não me entreguei. Eu busquei algo que me desse prazer na vida e foi quando eu descobri a capoeira. Hoje não tem lugar pra depressão na minha vida, graças a Deus. Quando começa a dar aquela tristeza, eu corro para a capoeira, corro para as rodas. Participo de rodas até em São Paulo e no Rio de Janeiro”, contou empolgada.

Mas segundo Tânia, quando começou a praticar o esporte, ainda havia muito preconceito em relação à participação de mulheres. “As pessoas me diziam que a capoeira era para homem e não para mulher e eu treinava muito pra tentar me igualar aos homens. Hoje, todas nós quebramos isso, mas no começo eram muito poucas meninas. Hoje fico feliz de ver que existe até rodas inteiras só com mulheres”, contou.

Além de praticar o esporte há 26 anos, Tânia também dá aulas em um projeto social na Associação de Proteção e Orientação aos Excepcionais (Apoe). “Tenho alunos de idades variadas e é algo que me dá muito prazer, porque eu sinto que estou ajudando muito eles. Percebo a evolução dos alunos e isso é muito gratificante”, comemorou.

Durante a homenagem para Tânia haverá roda de capoeira, apresentação de maculelê e samba de roda e bolo para os convidados.