×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Médicos da rede pública municipal decidem permanecer em greve

Proposta apresentada pelo prefeito Rafael Diniz ao Sindicato da categoria foi rejeitada em assembleia

Saúde
Por Marcos Curvello
15 de agosto de 2019 - 8h06

(Foto: Divulgação/Simec)

Médicos da rede pública municipal de Saúde de Campos rejeitaram a proposta apresentada pelo prefeito Rafael Diniz (CDN), com o intuito de encerrar a greve da categoria. A decisão foi tomada na noite desta quarta-feira (14), em assembleia convocada pelo Sindicato dos Médicos de Campos (Simec) e realizada na Faculdade de Medicina de Campos.

Com isso, o atendimento nos ambulatórios de unidades pré-hospitalares (UPHs) e unidades básicas de saúde da família (UBSFs) permanece suspenso por tempo indeterminado. Já nos hospitais municipais, serão atendidos apenas casos de urgência e emergência. Consultas ambulatoriais que já estavam agendadas precisarão ser remarcadas.

O acordo foi resultado de negociações entre o poder público e representantes da categoria, acontecidas entre segunda (12) e terça-feira, e incluía abono e reposição das horas não trabalhadas durante a paralisação, pagamento de 50% das substituições e gratificações no mês de julho e autorização do gozo das férias sem o pagamento imediato do 1/3 de férias.

Uma ata formalizando a proposta foi assinada pelo prefeito, pelo secretário municipal de Saúde, Abdu Neme (PR), pelo presidente do Simec, José Roberto Crespo, e por Rogério de Sousa Bicalho Filho, coordenador da seccional do do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj) em Campos.

Submetido a votação dos médicos, porém, o documento foi rejeitado. A categoria segue pedindo melhores condições de trabalho. O Simec prepara uma contraproposta, que deverá ser apresentada em breve à Prefeitura.

Em nota, a Prefeitura de Campos informou que “até o momento não foi notificada, oficialmente, sobre a continuidade da greve dos médicos. Porém, diante das informações divulgadas pela imprensa sobre a rejeição do acordo, está suspenso o pagamento dos 50% referentes a substituições e 50% de gratificações desta categoria.
Para os demais profissionais de 3º grau da Saúde que têm direito a este pagamento, a Prefeitura informa que está mantido para amanhã, sexta-feira. O valor correspondente aos médicos está reservado para quando houver o cumprimento do Pacto pela Saúde”.