×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

CPI da Alerj vai investigar possíveis irregularidades na medição de água em todo o Estado

Até setembro, a CPI irá ouvir sugestões de outros órgãos para nova discussão sobre a revisão na Tarifa Social

Estado do RJ
Por ASCOM
11 de agosto de 2019 - 13h15

Membros da CPI se reuniram na última quinta (Foto: Thiago Lontra)

Com o objetivo de investigar possíveis irregularidades na medição de água em todo o Estado, a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) instaurou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). O deputado estadual Gil Vianna (PSL), membro da CPI, participou de reunião nessa quinta-feira (8) em que parlamentares defenderam a revisão legal na Tarifa Social, que não acontece há 25 anos. Gil Vianna também é autor do projeto na Casa que obriga as concessionárias fornecedoras de água a instalar bloqueadores de ar nos hidrômetros, mediante solicitação do usuário.

Também durante o encontro, assuntos como a cobrança de tarifa mínima, a vazão das instalações de fornecimento de água, o uso de ventosas, irregularidades nos hidrômetros, problemas de vazamento e as falhas de abastecimento durante a alta temporada na Região dos Lagos, foram debatidos entre os membros da Comissão.

Para o deputado Gil Vianna, a revisão e a ampliação da tarifa social é necessária em todo o Estado do Rio de Janeiro, buscando alternativas de manter o consumidor em dia com as contas, além de possibilitar a melhora no serviço.

“O consumidor precisa de um serviço de excelência. As concessionárias devem oferecer segurança para que o usuário saiba o que está pagando e, acima de tudo, pague o valor justo pelo fornecimento de água. Também é necessário que haja estudo de campo, como forma de rever a Tarifa Social, que está há 25 anos sem modificação. Defendo a flexibilização nas normas que autorizam o usuário de estar incluído no projeto”, disse o deputado.

Até o mês de setembro, a CPI irá ouvir sugestões de outros órgãos para nova discussão sobre a revisão na Tarifa Social em todo o Estado do Rio.