×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Programa de Qualificação Profissional forma 220 alunos em São João da Barra

Parceria com a Prefeitura e Firjan/Senai capacita moradores locais para o mercado de trabalho

Região
Por Redação
8 de agosto de 2019 - 18h24

Formandos do curso profissionalizante em São João da Barra (Foto: Divulgação)

Em clima de comemoração, a GNA – Gás Natural Açu, joint venture entre a Prumo Logística, BP e Siemens, realizou na sexta-feira (07) cerimônia de formatura para mais de 220 alunos que participaram de seu Programa de Qualificação Profissional, no Grussaí Praia Clube, em São João da Barra.

Cerca de 500 pessoas, incluindo familiares, lotaram o local para aplaudir os alunos que enfrentaram desafios para concluir o curso em busca de novas oportunidades. Além do fechamento deste ciclo, os alunos e organizadores tinham mais motivos para celebrar: entre os 221 alunos formados, mais de 150 já estão trabalhando nas obras da UTE GNA I e do Terminal GNL, incluindo todas as alunas da turma feminina de solda. Os projetos integram o maior parque termelétrico a gás natural da América Latina, de 3 GW de capacidade instalada, que a GNA constrói no Porto do Açu.

“Temos muito orgulho em poder falar dos resultados do nosso Programa de Qualificação e reafirmar o compromisso da GNA em qualificar e contratar pessoas da região do nosso empreendimento. Nosso objetivo sempre foi capacitar as pessoas para que aproveitem melhor as oportunidades de trabalho que estão surgindo na região. Parabenizamos os alunos e agradecemos à prefeita Carla Machado e à Firjan Senai pela parceria neste programa”, afirmou a Head de RH, Angela Serpa.

A aluna Larissa Fonseca, da turma de Eletricista de Obras, que já atua nas obras da GNA, foi chamada ao palco para dar o seu depoimento sobre a participação no programa. “Quando as aulas começaram, eu tive certeza de que estava no lugar certo; de que ali era o primeiro passo para tudo que eu tinha para conquistar. Ter feito o curso me abriu portas, não só profissionalmente, mas como pessoa”, disse.

Programa de Qualificação

Lançado em novembro de 2018 com a oferta de 520 vagas, o Programa de Qualificação da GNA foi idealizado com o apoio da Prefeitura de São João da Barra e da Firjan Senai, com o objetivo de preparar tecnicamente os moradores locais para mercado de trabalho na região. Até agora, 17 turmas foram concluídas e mais de 220 alunos preparados para o mercado de trabalho. A previsão é que até o fim do ano, outras sete turmas que estão em andamento se formem.