×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Médicos da rede pública de saúde entram em greve nesta quarta-feira

Atendimento nas UPHs e UBSFs será paralisado; já nos hospitais, ficará restrito a casos de urgência e emergência

Saúde
Por Redação
7 de agosto de 2019 - 11h03

Hospital Ferreira Machado (Foto: Silvana Rust)

Médicos da rede pública de saúde de Campos entram em greve nesta quarta-feira (7). O atendimento nos ambulatórios de unidades pré-hospitalares (UPHs) e unidades básicas de saúde da família (UBSFs) está paralisado por tempo indeterminado. Já nos hospitais municipais, serão atendidos apenas casos de urgência e emergências. Com isso, as consultas ambulatoriais que já estavam agendadas precisarão ser remarcadas.

A decisão foi tomada no dia 1º, durante assembleia convocada pelo Sindicato dos Médicos de Campos, durante a qual foi discutida a situação da Saúde no município.

A opção pela greve acontece após a Prefeitura anunciar o adiamento do pagamento de gratificação especial para médicos plantonistas emergencistas da rede pública de saúde do município.

Outra determinação que causou polêmica entre a categoria foi a de que servidores plantonistas fizessem registro no ponto eletrônico a cada seis horas trabalhadas.

Em nota, a Prefeitura afirmou, em relação às condições de trabalho na rede municipal, que “vem reequipando diversas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades Pré- Hospitalares (UPH) e os dois hospitais (Ferreira Machado e Geral de Guarus), além de repassar cerca de R$ 8 milhões por mês aos hospitais contratualizados”. Os recursos aplicados são do próprio município e oriundos de emendas parlamentares.

Quanto ao ponto dos plantonistas, a Prefeitura afirma que “estabeleceu uma nova regra que consta na Portaria 23 publicada nas edições do Diário Oficial dos dias 2 e 7 de agosto de 2019”.

Por fim, a Prefeitura acrescenta que “não mede esforços para regularizar o quanto antes o pagamento das gratificações. Com relação às consultas marcadas para este período serão remarcadas posteriormente”.