×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Informações e curiosidades se destacam nesta edição

O jornalista Aloysio Balbi destaca pessoas e fatos que viraram notícia na cidade e em outras regiões esta semana

Geral
Por Coluna do Balbi
5 de agosto de 2019 - 7h00

Diretor e atriz: Fernando Rossi e Katiana Rodrigues (Foto: Patricia Bueno)

Todas Capitus

O mês de agosto começou com comemoração para o teatro campista. A peça “Traídas e traidoras: somos todas Capitus”, de Arlete Sendra, voltou a ser exibida. No domingo (4), o público poderá rever a atriz Katiana Rodrigues brilhar em cena no Teatro de Bolso, com a personagem criada originalmente por Machado de Assis e recriada por Arlete Sendra. A autora reconta histórias de protagonistas femininas da literatura brasileira na trilogia “O Avesso da Mulher”. Depois de “Eu sou Macabéa” e “Capitus”, será a vez de “Diadorim, a dor que mora em mim”, com Adriana Medeiros. Todos os espetáculos são dirigidos pelo versátil Fernando Rossi que aparece com Katiana Rodrigues nesta foto de Patrícia Bueno. Um time que enobrece e engrandece as artes e a dramaturgia em Campos.

Obras do Assaí

Vão começar em outubro as obras do Assaí em Campos. Já deveriam ter começado, mas havia uma questão ambiental relativa a um canal que passa pelas terras da usina do Queimado. Mesmo atrasado, a rede Assaí acha que termina a construção com blocos pré-moldados antes do Natal. Em um primeiro momento, vai gerar algo em torno de 250 empregos diretos.

Litígio

A briga da rede Super Bom com um grupo Capixaba – envolvendo a loja da rede de supermercados no Shopping Boulevard – já movimenta de ambos os lados grupos de advogados. Os capixabas querem o espaço do qual são proprietários. O Super Bom que funciona nele há uma dúzia de anos decidiu partir para o litígio, o que pode levar um bom tempo. A rede campista reafirmou que só deixa o shopping ser for despejada pela Justiça.

Guarus em alta

O Sicoob Fluminense vai inaugurar no dia 3 de setembro mais uma agência em Campos. Onde? Em Guarus. Mais precisamente? Na avenida José Carlos Pereira Pinto, em frente ao Shopping de Guarus que será inaugurado em outubro. Definitivamente, Guarus está em alta com muitos investimentos previstos para aquela área, cuja valorização imobiliária foi a maior de Campos no curso do ano passado.

Na tecla

O prefeito Rafael Diniz anda fazendo as contas e chegou à conclusão de que, até agora, sua maior obra se refere ao equilíbrio das finanças do município. Para ele, esse desafio foi superado, apesar de no momento haver queda no repasse dos royalties do petróleo. Ele vai bater nesta tecla e com certa razão. Sem essa “obra”, outras não poderiam ser feitas.

Livro sobre Zezé

E por falar em Rafael, o jornalista Renato Wanderley está escrevendo um livro sobre a vida e obra do seu avô, José Carlos Vieira Barbosa, o Zezé, que foi prefeito de Campos por três vezes. A ideia é que o livro seja lançado até o final do ano. Renato Wanderley tem nas mãos uma bela história política e certamente fará um bom trabalho. Um dos capítulos do livro será a relação íntima de amizade entre Zezé e o mineiro Tancredo Neves.

Vai decolar

Já com a licença ambiental na mão, as obras do heliporto do Porto do Açu serão iniciadas neste segundo semestre. Vale a pena voltar ao assunto, pois muitos acham que se trata de um heliponto. Nada disso. É coisa grande com capacidade para mais de 30 helicópteros de grande porte. Em longo prazo, o Porto do Açu deverá contar com um aeroporto.

Cartada

A região decidiu cobrar pesado do governador Wilson Wiltzel a conclusão das obras da ponte da Integração que ligará os municípios de São Francisco e de São João da Barra. Falta muito pouco para sua conclusão. A partir da próxima semana, o governador vai receber uma montanha de cartas cobrando a conclusão da obra. Alunos de escolas dos dois municípios já têm decorado o CEP do Palácio Guanabara. Uma boa cartada.

Demos na frente

Esta coluna noticiou, em primeira mão, no dia 31 de março de 2019 a fraude envolvendo a cúpula do Corpo de Bombeiros, em Campos. Na semana que passou, o Ministério Público prendeu o ex-comandante da unidade e dois subordinados dele. Na coluna, noticiamos que empresários – principalmente da Baixada Campista – sofreram grandes prejuízos por receberem laudos falsos da corporação para funcionar. Com a irregularidade constatada, o empresariado teve de gastar tudo novamente para acertar o que já deveria estar regularizado. O caso foi grave.

Negócios

O inglês Willian Pretyman, que não é de circular muito, quebrou a rotina e foi ao aniversário de 50 anos do empresário Frederico Paes. Lá, conversou demoradamente com gente de peso, como o empresário Renato Abreu. Todas as conversas giravam sobre a retomada da agroindústria, em Campos, que parece irreversível com a flexibilidade que o Governo Federal quer dar ao etanol em sua comercialização.