×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Editorial do Jornal Terceira Via: Leis e Regras

"O ecumenismo nunca foi tão importante, em um país de religiões múltiplas e de um povo de fé fervorosa"

Opinião
Por Redação
4 de agosto de 2019 - 10h14

Igreja em Conselheiro Josino, um dos templos furtados em Campos(Foto: Carlos Grevi)

Recentemente, em uma reportagem do Fantástico, da Globo, sobre ataques a Centros de religiões afros, Campos figurou como cidade onde esse misto de intolerância e vandalismo havia passado dos limites com mais de 10 destes locais sendo alvos deste tipo de crime.

Colocando uma lupa sobre isso, foi possível enxergar que esses Centros não eram vítimas preferenciais dos intolerantes. Pequenos templos evangélicos e capelas católicas também estiveram na mira deste absurdo e foram igualmente atacados.

O assunto chamou a atenção do Bispo Dom Roberto, que ecumenicamente tratou do assunto. Acertadamente, disse que um ataque a um Centro de Umbanda é o mesmo de um ataque a um Templo Evangélico ou uma Igreja Católica, individualizando a fé, mas comungando o respeito que elas merecem.

Diante de um quadro desses, o ecumenismo nunca foi tão importante, em um país de religiões múltiplas e de um povo de fé fervorosa. Ovelhas negras do rebanho não podem desrespeitar assim lugares onde as pessoas buscam paz, e cada um ao seu credo buscam Deus.

Na verdade, fica difícil estabelecer que essas ações são motivadas pela intolerância ou pelo vandalismo barato. Ambas hipóteses são igualmente graves, embora a primeira mais preocupante porque desdenha da fé alheia.

Dizem que o homem é um animal que age por desejo e que é freado por leis e regras. Bom lembrar que todas as religiões em tese têm suas leis e regras, contudo para que o homem não venha a agir somente por desejo, caso contrário isso seria o descaminho da humanidade.

Essas leis e regras de uma maneira ou de outra – quando não integralmente – são lições de Deus. Para tratar de um assunto tão complexo é preciso ter fé no homem e principalmente em Deus.

Leis e regras também foram elaboradas pelos homens e essas devem ser aplicadas porque esses ataques continuam um crime sério e tem que ser freado. Merece uma investigação policial profunda, punindo com rigor, com base nas leis dos homens. Em um segundo momento, pesará sobre esses vândalos ou intolerantes as leis e as regras de Deus.