×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Coluna do Balbi: obra-prima, saudade, licença liberada e mais

Confira os destaques da semana selecionados pelo diretor de Jornalismo do Jornal Terceira Via

BLOG
Por Coluna do Balbi
29 de julho de 2019 - 0h01

Obra-prima

Quando uma publicitária criativa como Érica e um super artista plástico como Carlos Marques se unem, o resultado só pode dar em obra de arte. Essa coisa lindinha aí que recebeu o nome de Tomás, veste uma camisa oficial dos Rolling Stones, a maior banda de rock da história. Nada de “boi da cara preta”. O menino está sendo ninado ao som de Satisfaction. I can’t get no satisfaction, I can’t get no satisfaction ‘Cause I try and I try and I try and I try… I can’t get no, I can’t get no.

Saudade

Para mim, Dr.Paulo Sérgio dos Santos Machado, dito assim, era um desconhecido. Agora, o Paulinho Machado que nos deixou era tão íntimo quanto ignorava seu nome por extenso. E Paulinho era intenso. Radiologista renomado, nunca tentou revelar fraturas ou fissuras de terceiros quando o assunto era de caráter alheio. Preferiu cuidar do teu, mantendo-o irretocável, intenso e inteiro. Agora sua voz – cantava como poucos- ecoa. Amigo das horas más e das boas, partiu certamente em paz e deixa como legado uma radiografia que nos revela a arte de viver.

Visita

A advogada Valéria Sampaio Perez, hoje aportada no espelho d’água da Lagoa Rodrigo de Freitas com vista para o Cristo, esteve em Campos. Saiu às ruas com o irmão, o médico Décio Sampaio Perez e a mulher Cristina Dorneles Peres. O casal mora em Porto Alegre. Ela tinha que levar a cunhada turística em um ponto interessante. Foi parar em Ao Livro Verde, a livraria mais antiga do país. A gaúcha adorou, até porque encontrou por lá um livro de Mário Quintana. Fez questão de registrar a visita com fotos.

Campos em 60 segundos

O agitador cultural Romeu Lins, vai promover algo no mínimo interessante, que poderia ser chamado de mini festival de cinema. A proposta é fazer um filme de exato um minuto sobre temas livres de Campos. O vídeo poderá ser editado, mais terá que ter 60 segundos cravados. Um desafio bacana que todo mundo deveria tentar e depois postar. Haverá premiação.

Rubro-negro

O papo aqui não é Flamengo. A Pesagro em Campos, depois do arroz preto, agora está produzindo arroz vermelho. A produção está alcançando grande escala, e cooperativas de produtores querem criar marca para o produto, que custa cerca de R$ 40 o quilo. Mas eles acreditam que aqui poderão rachar o preço no mínimo pela metade.

Licença liberada

O Heliporto do Açu, que tende a transportar uma média de 30 mil passageiros/mês, no sobe e desce das plataformas da Bacia de Campos, acaba de receber sua licença ambiental. Isso significa que as obras vão começar e a ideia é que seja rápido, quase que voando. Uma boa notícia para a economia regional.

Vai fechar!

A agência da Caixa Econômica Federal, da rua Saldanha Marinho, no Centro, vai fechar as portas nos próximos dias. É uma forma de enxugar gastos. Os funcionários serão remanejados para outros postos. Vale lembrar que as agências da Caixa se multiplicaram em Campos nos últimos anos e, esta, da Saldanha Marinho, foi uma das primeiras da nova remessa a ser inaugurada, na época.

Criadores mangalarga

O Núcleo dos Criadores de Cavalos Mangalarga Marchador de Campos comemora 30 anos de criação. No dia 2 de agosto, haverá um coquetel durante a Exposição Agropecuária na Fundação Rural de Campos. Nos dias 3 e 4, os animais que participam de competição serão julgados por especialistas. As três décadas de atividades dos criadores de cavalos campistas são destaque em uma grande reportagem em revista especializada. O núcleo segue presidido por Maurício Guimarães. O segmento de equinos tem gerado vários empregos diretos e indiretos, além de movimentar a economia na região.

Parabéns

O quarteto master do Clube de Regatas Campista conquistou o terceiro lugar no campeonato brasileiro de remo que aconteceu na lagoa Rodrigo de Freitas RJ, em meados de julho. Os remadores Pedro, Sérgio, Guilherme e Enoque participaram das 140 provas. O campeonato reuniu 403 atletas de nove estados e do Distrito Federal.

Ação de Graças

No dia 30 de julho será celebrada uma missa de ação de graças pelos oito anos da posse de Dom Roberto Francisco na Diocese de Campos. A celebração acontece a partir das 19h, na Catedral do Santíssimo Salvador. Parabéns ao bispo!

Conselho Tutelar

O corpo que compõe o Conselho Tutelar será substituído. Acontece neste domingo a prova do processo seletivo que vai eleger os novos profissionais e suplentes para atuar no triênio 2020-2023. Tudo está sendo organizado pelo Conselho Municipal de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente. Vale destacar aqui o trabalho indispensável desenvolvido pelo Conselho Tutelar sempre preservando o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).