×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Opinião: Criando a própria vaga no mercado

Nunca tantos brasileiros estiveram por tanto tempo desempregados

Opinião
Por Redação
28 de julho de 2019 - 0h01

Não há notícias na série histórica de uma onda de desemprego tão grande no Brasil. Os postos de trabalho foram fechando como resultado de uma mistura explosiva: crise política e crise econômica, obviamente ambas proporcionando um ambiente de insegurança com a febre da corrupção e medidas fiscais irresponsáveis.

Fato é que nunca tantos brasileiros estiveram por tanto tempo desempregados. Dentro deste problema coletivo, a solução está na atitude individual, com pessoas tentando se virar sozinhas, informalmente, em um primeiro momento, e com alguma sorte alcançar a formalidade.

Tudo isso tem a ver com o micro empreendedorismo. Dizem que o empreendedorismo dorme dentro de cada pessoa, e na hora exata e precisa, acorda. São muitos os brasileiros que estão despertando e abrindo os mais variados negócios e produzindo pelo menos o seu sustento.

Embora com os juros estáveis, empreender neste momento no Brasil é um desafio, mas milhares estão conseguindo. Não que eles estejam virando do dia para noite, executivos ou empresários. Mas correm atrás,
como se diz na gíria, e a reportagem Especial desta edição mostra um pouco desta realidade em Campos, onde mais de 40 mil pessoas estariam sem emprego.

Os especialistas acreditam que consolidada a reforma da Previdência Social, aliada a outras medidas, a médio prazo o ambiente será mais favorável a abertura de postos de trabalho, pois os investimentos serão retomados no país. Mas isso demandará um pouco de tempo, não acontecerá da noite para o dia.

Por necessidade de sobrevivência, as pessoas estão se antecipando a isso, e usando criatividade em todos os níveis. Existe sempre um serviço que alguém sabe fazer e que outra precisa. O segredo estaria exatamente na criatividade, na perseverança e também na capacitação para a prestação deste serviço.

Por enquanto o caminho parece ser esse. E principalmente entre os jovens, é um caminho saudável. Ganhando musculatura na adversidade, quando a crise passar, o peso que hoje quase esmaga boa parte do povo brasileiro será mais fácil de ser levantado.