×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Expectativa para a Semana do Folclore que acontece em agosto

Sem Carnaval há três anos, festa deve contar com desfiles de escolas de samba e outras manifestações culturais 

Cultura
Por Redação
24 de julho de 2019 - 15h28

Bloco de Carnaval (Foto: Silvana Rust)

Para os saudosos do Carnaval campista, uma boa notícia: nos dias 16, 17 e 18 de agosto acontecerá a Semana Municipal do Folclore no Cepop que,  embora tenha outro nome e outra proposta, deverá incluir em sua programação, além das diversas manifestações folclóricas da região — como a mana-chica do caboio, o jongo, a folia de reis, o maculelê etc. —, também os tradicionais desfiles das escolas, blocos e bois de samba após três anos de hiato.

Ainda que a Prefeitura de Campos diga que “não existe cancelamento, nem substituição” em relação ao Carnaval, esse evento tem o intuito de resgatar a identidade foliã do município que há anos vêm sendo relegada.

Segundo o presidente da Associação de Bois Pintadinhos de Campos (Aboipic), Marciano da Hora, a palavra “Carnaval” já não cabe no atual contexto, tanto que essa deverá ser a última vez em que essas agremiações aceitam desfilar fora do calendário original. “Não há mais a possibilidade de comemorarmos essa festa fora de época. Isso foi feito nos últimos anos, mas ninguém é beneficiado. Perdemos nossa identidade e a população fica resistente. Não faz sentido. Mas como estamos há muito tempo parados, decidimos, juntos, que essa seria a nossa última tentativa. Não podemos deixar que essa importante manifestação cultural da nossa cidade seja descreditada”, explicou ele que lembra que, desde 2016, o Carnaval de Campos foi cancelado sete vezes.

Mascarados no carnaval (Foto Divulgação)

Uma reunião com todas as secretarias envolvidas deverá acontecer nessa segunda-feira (22), quando a logística da festa deverá ser discutida. O objetivo agora é angariar recursos por parte do legislativo e da iniciativa privada para, ao menos, melhorar a qualidade do espetáculo preparado pelas 16 instituições filiadas à Aboipic, uma vez que a quantia ofertada pela prefeitura este ano é três vezes menor do que a que as agremiações estavam acostumadas a receber na gestão anterior.

“Como, a princípio, achávamos que o Carnaval, de fato, seria realizado, ainda que fora do calendário, nós disponibilizamos uma linha de crédito para essas escolas, blocos e bois que iniciaram os trabalhos, mas esses precisam ser concluídos e, para isso, precisamos de dinheiro. A verba disponibilizada pela prefeitura não é suficiente, uma vez que ainda é necessário arcar com os custos da estrutura do evento. Sabemos que o executivo declarou contingência na última semana, então, a nossa meta agora é sensibilizar a Câmara de Vereadores e as empresas interessadas em financiar essa festa cultural”, explicou Marciano.

 

Desfile no Cepop (Fotos Arquivo Silvana Rust)

Programação
A prefeitura confirmou que evento acontecerá no segundo final de semana de agosto. A sexta-feira, dia 16, deverá ser dedicada às manifestações
de cunho folclórico originais da região, como as já citadas mana-chica do caboio, jongo, maculelê, folia de reis e a capoeira. Nesse dia, o evento deve começar pela manhã e a ideia é que as escolas da cidade, públicas e particulares, sejam convidadas a levar seus alunos para conhecer a cultura local. Já no sábado, dia 17, começará, então, o 1º Festival de Samba – Blocos, escolas e bois pintadinhos de samba de Campos dos Goytacazes, nos moldes
do Carnaval, que fará parte da Semana Municipal do Folclore. As escolas do grupo de acesso e grupo especial — Ururau da Lapa, Mocidade Louca, Madureira do Turfe, União da Esperança, Boi Sapatão e Amigos da farra — devem desfilar nesta noite.

No domingo (18), será a vez dos blocos — Os Psicodélicos, Castelo do Parque Aurora, Bruque, Juventude da Baleeira e Teimoso do IPS — e dos bois pintadinhos — Boi Zulu, Boi Travolta, Boi Jaguar, Boi do Canto, Boi Guloso e Boi Beira-Rio — desfilarem no sambódromo de Campos. Essa programação, divulgada em primeira mão ao Jornal Terceira Via por Marciano da Hora, ainda não é a oficial, que deverá ser anunciada nos próximos dias.