×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Homenagem póstuma é concedida a Maron El Kik Júnior

O nome do médico veterinário morto em 2015 em Campos foi dado a uma rua em área central da cidade

Memória
Por Ocinei Trindade
23 de julho de 2019 - 22h02

Maron El Kik Júnior é homenageado como nome de rua (Fotos: Carlos Grevi)

Há diversas maneiras de eternizar a memória de alguém que partiu para sempre. Uma delas é oferecida publicamente a pessoas que imprimiram uma marca no convívio social ou que deixaram algum legado. Ter o próprio nome identificando uma rua em qualquer cidade do mundo é considerado uma grande honraria. O veterinário Maron El Kik Júnior, morto aos 41 anos, em 2015, por causa de um câncer, foi homenageado na noite desta terça-feira (23), em Campos. Ele agora é nome de rua, no entorno da Praça Dr.Oliveira ou Pracinha do Sossego, na área central da cidade.

Familiares e amigos se reuniram na Pracinha do Sossêgo para a inauguração

Amigos e familiares se reuniram em um bar frequentado por Maron Júnior, que era mais conhecido como Kiko, para inaugurar a placa com o nome da pequena rua. A emoção era visível no rosto dos presentes à inauguração, principalmente para os pais do homenageado, Maron e Mari El Kik. “A saudade é eterna. Quatro anos se passaram e lembramos dele todos os dias. Era um filho maravilhoso e um ser humano alegre, amigo de todo mundo. O Kiko estava sempre disposto a ajudar as pessoas e os animais”, disse o médico Maron El Kik.

A ideia de transformar Maron Júnior, o Kiko, em nome de rua surgiu entre os amigos Pompeu Bravo e Renan Machado. Eles frequentaram os mesmos ambientes na cidade de Campos durante muitos anos. “Eu sinto muita saudade e também muita alegria por ter tido o Kiko como amigo. Ele estava sempre pronto para fazer a gente rir e a servir também. Como ele era veterinário, por diversas vezes, ele me orientava de como tratar os meus cães por telefone em alguma situação de emergência”, lembra Renan. Pompeu conta que encaminhar à Câmara de Vereadores um projeto de lei para criar a Rua Kiko foi uma iniciativa de vários outros amigos.

“Este local é especial e marcante na vida do Kiko e para todos nós. Contamos com o apoio do vereador Ivan Machado para levar ao plenário da Câmara o nosso pedido que foi aprovado pelos vereadores e sancionado pelo prefeito Rafael Diniz. É uma singela homenagem, mas é importante para valorizar sua memória”, explica Pompeu.

O empresário Lucas Barcellos lembrou com carinho do amigo Maron El Kik Júnior

O vereador Ivan Machado também participou da celebração. “Fui apenas um mediador para atender ao pedido da comunidade que se mobilizou para homenagear o nosso Kiko”, disse. Entre os amigos que participaram da inauguração, o empresário Lucas Barcellos lembrou com carinho o tempo em que conviveu com o homenageado. “A gente só consegue recordar coisas boas dele, como sua alegria, irreverência e a vontade de ajudar as pessoas. Acho que quem passar aqui terá a curiosidade para saber quem foi Maron El Kik Júnior, o que ele representou para sua geração e sua contribuição como profissional médico veterinário na cidade”, destacou.

O médico Maron El Kik: “a saudade é eterna”

Coube à filha de Maron El Kik Junior, Carol, de 12 anos, descerrar a placa de identificação da rua com o nome do pai. Entre aplausos, risos e lágrimas, os participantes se comoveram com a inauguração da mais nova via da cidade. A mãe do homenageado, Mari El Kik, celebrou com a família e com os amigos a honraria póstuma prestada a Kiko.

Mari El Kik: “Penso nele todos os dias. O Kiko foi um filho e um amigo muito amado”

“Durante a manhã eu chorei bastante. Porém, quando chegou a noite com a homenagem, percebi que este é também um momento de alegria. Ele lutou por um bom tempo contra o câncer que tirou sua vida. Ele deixou muitos amigos e uma família que o amaram e que o amam bastante. Eu tenho muito orgulho do filho que ele foi, e eu sinto sua presença todos os dias. Em casa, tenho fotos espalhadas pelos cômodos. Estar aqui me deixa comovida e grata a todos que ajudaram a manter a memoria de meu filho viva”, concluiu.

Maron El Kik Júnior faleceu em 2015