×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

FMC acolhe calouros com Recepção Solidária

Programação terá campanhas de arrecadação de alimentos e visita a entidades assistenciais

Campos
Por ASCOM
19 de julho de 2019 - 17h44

A Faculdade de Medicina de Campos realizará entre os dias 22 e 29 de julho, a Semana de Recepção Solidária de 2019. O acolhimento dos estudantes dos Cursos de Medicina e de Farmácia do segundo semestre terá na programação, campanhas de arrecadação de alimentos e visita a entidades assistenciais.

A palestra de acolhimento, “A experiência das relações humanas na construção do saber”, acontece na segunda-feira (22) às 10h e ficará a cargo do psicólogo e mestre em Saúde Mental/UENF, Davis Anzolin Lichote. Na terça-feira (23), os novos estudantes farão uma visita guiada ao Hospital Escola Álvaro Alvim e participarão de um cine debate com o filme “A vida imortal de Henrietta Lacks, que será apresentado pelo Diretor Geral da FMC, professor Edilbert Pellegrini. Na quinta-feira (25), os estudantes visitarão o Asilo Monsenhor Severino e o Projeto Lara.

Este ano, a FMC está completando 10 anos de proibição de trotes vexatórios. E, desde então, realiza uma recepção diferenciada de seus calouros, sempre em busca de uma educação em Saúde focada no humanismo. O trote, que anteriormente era composto de brincadeiras insalubres, passou a ser executado de maneira humanística, com palestras, visitas a entidades assistenciais e campanhas solidárias.

As profissões de médico e farmacêutico exigem humanização e é preciso conscientizar os estudantes desde o início da faculdade. “O trote vexatório não traz nenhum benefício ao aluno e ainda pesa contra os princípios e conceitos da instituição e da comunidade acadêmica, tendo grandes reflexos na sociedade. O que promovemos é uma transformação da acolhida aos alunos em atividades de conscientização solidária. Acolher estes estudantes depois de tanto sacrifício para serem aprovados é uma ação de grande responsabilidade. Deve ser um acolhimento com respeito e assim tem sido”, afirmou o Diretor Geral da FMC, professor Edilbert Pellegrini Nahn Junior.