×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Programa da Terceira Idade da UENF promove festa julina nesta sexta-feira

Evento acontecerá na quadra do CCH, a partir das 17h, com ingressos no valor de R$ 2

Campos
Por Redação
11 de julho de 2019 - 12h16

Danças e comidas típicas serão os destaques da festa julina preparada pelo programa da Terceira Idade em Ação, desenvolvido pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). O arraiá acontecerá nesta sexta-feira (12 de julho), na quadra do Centro de Ciências do Homem (CCH), a partir das 17h. Os ingressos custam R$ 2.

O programa funciona desde 2011, sob a coordenação da professora Rosalee Istoe, visando a inclusão social do idoso e a busca de um envelhecimento ativo e saudável, desenvolvendo para isso diversas ações, incluindo atividades físicas, cognitivas, de lazer e que favorecem também o aumento da renda dos participantes, através do desenvolvimento de artesanatos.

“Assim, os idosos podem comercializar esses produtos confeccionados na atividade, aumentando a sua renda familiar. Outra preocupação do programa é desenvolver atividades que façam a inclusão com a família e com outras gerações. Atualmente, contamos com quatro projetos e atuamos numa perspectiva de pesquisa, ensino e extensão. O programa hoje serve como núcleo de estudos da pós-graduação em cognição e linguagem e de outros programas de pós-graduação da UENF. Atuamos ainda com bolsistas de universidades abertas, que podem se inscrever e participar, bem como bolsistas de graduação da própria instituição”, explica Lidiane Silva Torres, assistente social do programa.

As atividades do “Terceira Idade em Ação” são desenvolvidas de segunda à sexta-feira, no horário de 8h às 12h, nas próprias instalações da UENF. São 400 idosos, moradores de Campos e de outras cidades da região, inscritos no programa.

Para participar, o interessado deve ir até a coordenação do programa, que está localizada no prédio da Reitoria, no térreo, levando duas fotos 3×4 e um atestado médico. O programa é inteiramente gratuito, oferecido a todas as pessoas acima de 55 anos.