×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Com Carnaval fora de época cancelado, Campos deverá ter Semana Municipal do Folclore

Evento está sendo organizado para os dias 16, 17 e 18 de agosto

Campos
Por Redação
8 de julho de 2019 - 15h49

Último desfile no Cepop ocorreu em agosto de 2016 (Foto: Silvana Rust)

Adiado pela sétima vez, o Carnaval fora de época de Campos não terá mais este nome e agora será chamado de Semana Municipal do Folclore. O evento tem data marcada, que foi informada ao Terceira Via em primeira mão pelo presidente da Associação de Bois Pintadinhos de Campos (Aboipic), Marciano da Hora. Agora, foi decidido que a Semana Municipal do Folclore ocorrerá nos dias 16, 17 e 18 de agosto. Os grupos que desfilariam no carnaval fora de época – que agora não acontecerá mais – vão fazer uma participação na semana do Folclore.

“A palavra ‘carnaval’ não vai entrar mais dentro do nosso contexto, pois não cabe mais no nosso calendário já que não está sendo comemorado na sua data. O que nós vamos ter é uma programação de grande cunho cultural com várias manifestações folclóricas em que haverá também os desfiles de escolas de samba, blocos e bois pintadinhos”, explicou Marciano.

O último ano que Campos teve Carnaval fora de época foi em 2016. Neste ano, a data foi anunciada e adiada várias vezes, o que, segundo o presidente da Aboipic, desmotiva muitos profissionais da área.

“Existe um grupo que se sentiu muito desmotivado, que está muito chateado… Não foi uma, nem duas… foram sete vezes que a data foi trocada. Carnaval não é algo que se organiza da noite para o dia. Nós contratamos vários profissionais e fornecedores e quando há uma mudança, é preciso mais tempo de mão de obra e tudo fica mais caro. Além disso, se eu tenho um contrato para determinado dia, já passo metade do valor e o evento é transferido, existe uma quebra de contrato e o profissional só vai atender na nova data se puder e se ele não puder, há uma perda de 50%. O carnaval cai no descrédito…”, desabafou.

Marciano da Hora fala sobre Carnaval

Ainda segundo o presidente da Aboipic a falta de apoio financeiro contribuiu para a dificuldade em organizar o evento. De acordo com ele, as empresas procuradas para patrocinar o Carnaval fora de época só tinham interesse em apoiar alguns grupos e não todos. Por outro lado, o montante disponibilizado pelo poder público não era considerado suficiente.

“A mudança é que hoje há um recurso que o município disponibilizou que contempla as 16 instituições filiadas à Aboipic. Agora está tudo certo. Eu não tenho dúvida que agora vai acontecer, até porque praticamente todas as escolas, blocos e bois pintadinhos já receberam suas verbas através da Aboipic. Também estamos com uma empresa de captação de recurso que está buscando patrocínio”.

Segundo a Aboipic, a Semana Municipal do Folclore começará no dia 16 de agosto com apresentação de grupos de manifestações folclóricas, como capoeira, jongo, folia de reis, maculelê e outras. No dia 17 haverá desfile de escolas de samba e no dia 18 haverá desfile dos bois pintadinhos e dos blocos de samba.

A reportagem tentou contato com a Prefeitura de Campos para saber mais informações sobre o assunto. Questionada sobre o cancelamento do Carnaval e sobre o motivo, a prefeitura limitou-se a responder que “Campos terá o Festival Cultural como parte da programação da Semana do Folclore, que acontece em agosto”.