×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Beach tennis vira febre na areia das praias

Esporte também é praticado longe do litoral, nas quadras de areia instaladas por toda a região e tem atraído adeptos

J3 Esporte
Por Taysa Assis
4 de julho de 2019 - 16h29

Louhana e Nanda conquistam mais um título na praia de Copacabana, Rio de Janeiro

Febre desde 2017, nas praias e quadras, o Beach Tennis tem tudo para decolar no verão 2020 em Campos e região. Os adeptos da atividade física a cada dia gostam mais da modalidade. O novo esporte, também conhecido como Tênis de Areia, foi idealizado na década de 80, por italianos na cidade de Ravena. Chegou ao Brasil em 2008 e em Campos dos Goytacazes se tornou forte há dois anos.

No município e cidades como São João da Barra, Rio das Ostras e Macaé, ao todo, são cerca de 200 pessoas que implementaram a nova modalidade no seu dia a dia. O idealizador Luiz Pereira, deu o primeiro passo para que o esporte ganhasse força. Ele é proprietário da Arena 13, que fica situada no parque São Caetano. Há um tempo o local se tornou point dos amantes do jogo.

As atletas Louhana Sales e Nanda Vicente jogam a modalidade e vem conquistando seus espaços. A dupla começou com o frescobol e após serem convidadas por uma das jogadoras do beach tennis, resolveram experimentar e não largaram mais as raquetes. Recentemente, a dupla conquistou mais um título desta vez foi na Maratona de Beach Tennis da Abterj, realizada na praia de Copacabana. Elas derrotaram as favoritas.

Louhana e Nanda Dupla iniciou no frescobol, mas migrou para o beach tennis

“O esporte é delicioso. Eu sou suspeita, porque sou apaixonada. Iniciamos nas competições locais se estendendo a Atafona, Farol e Grussaí. Depois começamos a procurar novos desafios em Rio das Ostras, Vitória e Rio de Janeiro (Copacabana). Esse resultado positivo nos dá mais garra e vontade de enfrentarmos novos desafios,” relata Louhana. A atleta ainda diz que tem um grande incentivo da também jogadora e campeã sul-americana de beach tennis, Pauline Pessanha.

“Em relação aos treinos, podemos contar com algumas pessoas que nos auxiliam onde sempre nos é passado algumas movimentações em quadra, técnicas, táticas e melhor aperfeiçoamento. Além disso, contamos também com a ajuda e incentivo da Pauline, que mora em São Paulo, mas quando passa por aqui, sempre dá umas aulas e troca conhecimento. Jogamos toda semana e nos finais de semana livres, reunimos os amigos para jogar”, declara.

No segundo semestre deste ano acontece mais uma competição, a Copa Tamoio de Beach Tennis, em Campos. As inscrições terão início na primeira semana de agosto na Arena 13. Serão categorias B e C, masculino, feminino e mista.

O Beach Tennis

Para se jogar a modalidade, basta ter uma bola, uma raquete, rede, quadra de areia e estar com uma vestimenta confortável, além dos pés descalços. Pode ser jogado em dupla ou simples (individual). A rede precisa ser de 1,70m, a quadra de areia com marcação de 16×8. Dessa forma, pode-se jogar o Beach Tennis. Lembrando que a bola não pode cair no chão. O esporte é semelhante ao tênis, com a contagem dos pontos, só não tem as chamadas “vantagens”. No mundo todo, mais de 500 mil pessoas já praticam essa atividade esportiva.