×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Eclipse parcial do Sol poderá ser visto brevemente na tarde desta terça, em Campos

Fenômeno, que é total em países como Argentina e Chile, poderá ser observado durante somente sete minutos

Geral
Por Marcos Curvello
2 de julho de 2019 - 11h09

(Foto: Reprodução)

Nesta terça-feira (2), a Lua cobrirá o Sol. Aguardado em diversas partes da América Latina, o eclipse será total em países como a Argentina e o Chile, mas apenas parcial se visto do Brasil. Em Campos, será difícil acompanhar o fenômeno: haverá apenas sete minutos de observação possível e somente uma parte muito pequena da superfície solar será coberta.

Presidente do Clube de Astronomia Louis Cruls, o físico Marcelo de Oliveira Souza usou suas redes sociais para explicar como será o eclipse observado Campos. “Ele terá início às 17h07 e o Sol se porá às 17h14. Serão só sete minutos de possível observação (a partir) do início do eclipse parcial. O Sol, às 17h07, estará muito próximo do horizonte, o que dificultará a sua observação. O máximo que será possível observar, em condições muito especiais, será menos de 6% da superfície do Sol eclipsada pela Lua”, escreveu.

Segundo Marcelo, quem quiser, ainda assim, tentar observar o fenômeno, é preciso tomar precauções. “Somente se deve olhar para o Sol com filtros especiais e equipamentos construídos para esse fim”, alerta Marcelo. O físico afirma que quem utilizar equipamentos inadequados ou olhar diretamente para o astro correrá risco de perder a visão.

A BBC preparou um infográfico com instruções para quem quer ver o eclipse de forma segura. Veja abaixo:

Eclipse lunar — Ainda de acordo com Marcelo, em 16 de julho haverá eclipse parcial da Lua. “Nesse dia estaremos com os telescópios na Praça São Salvador. Estamos organizando uma programação especial”, diz o presidente do Clube de Astronomia Louis Cruls.

Na data, será lembrado, ainda, o aniversário de 50 anos da Missão Apollo 11, que levou o homem à Lua em julho de 1969. Uma programação especial foi montada e incluirá atividades gratuitas no Museu Histórico de Campos.