×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Campeão brasileiro de Salto, jovem cavaleiro campista faz rifa para defender título

Kauã Cardoso de Melo, de 10 anos, quer repetir resultado de 2018, mas precisa vencer desafio de muitos atletas: falta de patrocínio

J3 Esporte
Por Marcos Curvello
30 de junho de 2019 - 17h10

Com apenas 10 anos de idade, Kaká marcou nome da cidade no hipismo. (Foto: Acervo pessoal)

Atual campeão brasileiro de Escolas na categoria Salto, o cavaleiro campista Kauã Cardoso de Melo, de 10 anos, quer repetir este ano, em Joinville (SC), o resultado obtido em 2018, em Santo Amaro (SP). No lugar de Hércules, cavalo com o qual foi vitorioso no último evento, o jovem aluno da Escola de Equitação Manège Bananeiras (MB) monta a égua Verena. O conjunto — como é chamada, no esporte, a dupla formada por atleta e animal — treina desde outubro. Mas, antes de trazer o bicampeonato para Campos, será necessário vencer outro desafio: o preço da viagem.

O Campeonato Brasileiro de Escolas 2019 acontece entre os dias 17 e 21 de julho. De acordo com a avó de Kaká, a veterinária Vera Cardoso de Melo, há “altos custos” envolvidos na ida até Joinville, especialmente no que diz respeito a Verena.

“Quando falamos em hipismo, estamos tratando de dois atletas: o cavaleiro e o cavalo. E o mais caro é o cavalo, que vale por cinco em termos de despesas. É preciso ir com antecedência e estar acompanhado do tratador e do treinador. Então envolve um valor importante”, diz Vera.

Para ajudar a financiar a ida a Santa Catarina, a família decidiu fazer uma rifa. O prêmio: uma bicicleta de 18 marchas, com rodas aero, manete e freios de alumínio. A ideia surgiu durante uma conversa com amigos, conta Vera. “Falaram, porque você não faz uma rifa? Aí lembrei de um nadador, que havia comentado comigo um mês antes que conseguiu ir a uma competição no Havaí graças a uma rifa. E o apoio de amigos e parentes tem sido fantástico. Estou muito impressionada. Temos, finalmente, a perspectiva de viabilizar a viagem”.

O sorteio acontece no dia 17 de julho, pela Loteria Federal. Os números custam R$ 10 cada e podem ser adquiridos na Imprimix, que fica na rua Tenente Coronel Cardoso, 73, na Animal Vet, na rua Doutor Felipe Uebe, 353, ou pelo telefone (22) 99900-2988.

Kaká e o cavalo Hércules em Santo Amaro (SP). (Foto: Acervo pessoal)

Atleta de ponta — Kaká é o único campista a ter conquistado o Campeonato Brasileiro Brasileiro de Escolas na categoria Salto. Segundo a avó, é um “atleta de ponta”. “Ele treina todo dia. Tem todo um preparo, toda uma dedicação. No ano passado, liderou o ranking da Federação Hípica do Espírito Santo e ganhou no final do ano. Neste sábado, ele ganhou a quarta etapa do Ranking da Sociedade Hípica Brasileira, no Rio”, afirma.

Agora, Kaká e Verena treinam duro para superar a marca de 2018, quando o jovem campista e o cavalo Hércules ganharam o brasileiro com salto de 60 centímetros. “Para defender o título, é preciso subir a categoria, que não pode ser repetida pelo campeão. Mas, o Kaká vem treinando e está pronto”, explica a avó.

Vera afirma que o gosto e o desempenho do neto são resultado de uma vida próxima do esporte desde muito cedo. “Montei a vida inteira, minha mãe também. Sou veterinária de cavalo, então, Kaká sempre gostou. Aos 3 anos, entrou para a Manège Bananeiras, onde é treinado pelo Paulo Henrique Vieira Rodrigues. Começou a competir aos 7 anos, quando participou de seu primeiro estadual”, recorda.

Para se manter no esporte, porém, um atleta precisa de patrocínio. “Estamos fazendo, agora, essa rifa para que Kaká e Verena possam ir a Joinville, mas estamos falando de um esporte caro. As competições não acontecem em Campos. Os locais mais próximo onde temos que ir é Rio de Janeiro e Vitória. Então, trabalhamos pelo brasileiro, mas gostaríamos de ter apoio o ano todo. Meu neto representa a cidade, é um campista”, finaliza.