×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Justiça e Cidadania são debatidas no Fórum de Campos

Um seminário acontece na instituição no dia 27 com a participação de vários especialistas

Justiça
Por Ocinei Trindade
26 de junho de 2019 - 14h45

Décio Guimarães e Shirlena Amaral: palestrantes no Fórum (Reprodução)

O seminário “Justiça e Cidadania na Contemporaneidade” acontece em Campos, nesta quinta-feira (27), no Fórum Maria Teresa Gusmão de Andrade. São estudos e comunicações jurídicas/científicas desenvolvidos no Fórum Permanente de Direitos Humanos na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj). Serão abordados temas relacionados à justiça, ética, Direitos Humanos, cidadania, dignidade humana e alteridade. As inscrições são gratuitas.

Para o doutor em Cognição e Linguagem e professor do Instituto Federal Fluminense, Décio Guimarães, o encontro permite o diálogo com diversos setores da sociedade.

“O evento oportuniza um diálogo interdisciplinar em que temas relevantes à sociedade serão abordados. Desde o papel do Judiciário à cidadania ativa, o fortalecimento da responsabilidade social, questões éticas, promoção dos direitos humanos e da dignidade humana. Estaremos dialogando e realizando trocas. É importante colocar que o evento traz as discussões sobre o que desenvolvemos no Fórum Permanente dos Direitos Humanos da Escola de Magistrados do Estado do Rio de Janeiro”, explica Décio, um dos palestrantes do seminário.

De acordo com a doutora em Ciências Sociais e Jurídicas, Shirlena Amaral, a pessoa humana na contemporaneidade convida a pensar sobre o conjunto de princípio de valores que tem a função de garantir que cada cidadão tenha seus direitos respeitados pelo Estado.

Professores e participantes de seminário no Fórum (Reprodução)

“A dignidade da pessoa humana ao ser levada ao status de princípio constitucional da qual decorrem direitos fundamentais, reforça a ideia de que o Estado contemporâneo existe para garantir a dignidade de todas as pessoas. A sociedade civil nestes dias encara o Estado para assegurar as liberdades individuais, civis e políticas, além dos direitos sociais e coletivos do homem, criando uma vinculação formal das ações. Propomos uma visão ampla sobre os direitos fundamentais, e possibilitar uma vida digna com muitos sentidos e possibilidades”, destaca Shirlena.

O seminário contará ainda com a participação do desembargador  Caetano Ernesto da Fonseca Costa, mestre em Direito, Cidadania e Direitos Humanos, Ética e Política. Ele é presidente do Fórum Permanente de Direitos Humanos da Emerj. Na ocasião, serão lançados os livros Lançamento de livros “Magistratura do novo milênio: autoridade com alteridade” e “Direitos Humanos e Educação”.

Palestras no dia 27:

14h – “Justiça e ética: múltiplos olhares”, com Caetano Costa

14h45 – “Direitos Humanos e cidadania: mediações possíveis”,  com Décio Guimarães

15h30 – “Mesa-redonda: Dignidade da pessoa humana na contemporaneidade”, com Shirlena Amaral