×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

De olho na Prefeitura de Campos

Deputado Gil Vianna recebe de Flávio Bolsonaro a missão de coordenar o PSL na região no pleito de 2020

Entrevista
Por Coluna do Balbi
24 de junho de 2019 - 7h00

Deputado estadual Gil Vianna eleito pelo PSL (Foto: Carlos Grevi)

Vereador duas vezes em Campos, o policial militar reformado Gil Vianna, hoje não é só deputado estadual, mas também o homem de confiança da família do presidente Bolsonaro no interior do Estado do Rio de Janeiro. Na semana passada, ele recebeu do senador Flávio Bolsonaro a missão de organizar o PSL em oito municípios do Norte/Noroeste Fluminense, com vistas às eleições municipais de 2020, inclusive Campos. Isso o coloca na condição preferencial de pré-candidato a prefeitura de Campos pelo PSL. Gil Vianna tem se aproximado de gente de peso no cenário estadual. Na semana passada, esteve na residência do pastor Silas Malafaia, um dos mais influentes nomes do segmento evangélico do Rio. Ele já está pronto para começar a percorrer os municípios para organizar o PSL que quer lançar candidatos a prefeituras de todas as cidades.

O senhor recebeu como missão do senador Flávio Bolsonaro a organização do PSL em oito municípios da região. Quais são? Tive uma reunião com o Senador Flávio Bolsonaro na semana passada, onde fui conversar sobre Campos e a nossa pré- candidatura à prefeito, durante a conversa foram discutido vários assuntos, sobre Campos e região, ele me fez um convite para assumir a coordenação da nominata, tanto de vereador como a majoritária, não só em Campos que sou pré-candidato, como nos municípios de São Francisco, São João da Barra, São Fidélis, Laje do Muriaé, Varre- Sai, Cardoso Moreira, Itaperuna e Itaocara.

Objetivo é lançar candidaturas próprias, ou seja, para prefeito nestes municípios? Com certeza, com o movimento do PSL no país, em virtude dessa mudança e desse clamor da população, a intenção agora é partir para os municípios, já que aconteceu em tamanho macro no país, agora vamos partir para os menores, que são os estados e municípios e como a eleição é para prefeito e vereadores, a intenção do PSL é manter a majoritária em todos os municípios do estados do Rio de Janeiro, e se por ventura isso não acontecer, nos vamos pelo menos vir a vice do PSL e montar uma chapa forte de candidatos a vereadores.

O senador Flávio Bolsonaro certamente vai visitar esses municípios pois ele será o coordenador estadual do PSL. Existe essa expectativa? Sem dúvida, Flávio tem experiência, já foi deputado por várias vezes, um parlamentar que sempre brigou pela segurança pública, pela família, pela moral, pela ética e hoje vive um momento ímpar como Senador da República e sendo hoje nossa liderança maior no Estado do Rio de Janeiro, como presidente estadual do PSL, e com certeza irá visitar todos os municípios do estado, mais em especial, aqueles que têm a majoritária e o maior curral eleitoral.

Parece claro que o senhor na condição de coordenador e deputado estadual do PSL é um candidato natural à prefeitura de Campos. É isso? Sim, sou pré-candidatíssimo. Não só por ser o coordenador do PSL na região e nem porque sou deputado, na verdade já tenho uma história bacana na política, fui vereador por dois mandatos, secretário da Câmara dos Vereadores de Campos, candidato à vice-prefeito e candidato à deputado em 2014 ao qual tivemos quase 23 mil votos, ficando como suplente e agora com o mandato eletivo, que tivemos com quase 29 mil votos. Acho que o momento é propício e está sinalizando para mim que é a hora, estou com quase 54 anos de idade e sem dúvida estou preparado, com uma boa experiência e sinto que valerá a pena participar desse pleito, mostrar um pouco a população a minha história e para conhecerem de perto quem é Gil Vianna. Até porque quando você vem vereador são em média 600 candidatos para 25 vagas na eleição, agora como pré- candidato a prefeito são de 04 à 05 vagas e vai afunilar e as pessoas vão saber de fato, quem é quem, e quem realmente vai poder contribuir mais com sua experiência, com a finalidade e lealdade, o que temos de sobra. Então estamos prontos para disputar a eleição de 2020, se Deus quiser!

 O senhor está bem articulado no Rio e esses dias participou de uma reunião intima com o pastor Silas Malafaia. Muitos políticos gostariam desta relação. Como o senhor avalia isso? O momento é de articulação mesmo, já que estamos próximos a eleição de 2020, a pesar de ter ficado um ano e três meses na ALERJ como suplente, pude conhecer pessoas e me relacionar e agora é o momento de conversar, já que temos o nosso mandato de fato e efetivo, hoje podemos nos relacionar com deputados que são presidentes de partidos, como o deputado Carlos Macedo, por exemplo, do PRB que teve quase 11 mil votos em Campos e o pastor Silas Malafaia, ao qual estivemos juntos na semana retrasada, o irmão dele Samuel Malafaia que é deputado estadual, é muito próximo a mim, uma vez por mês nos reunimos com um grupo de amigos para estarmos conversando.

 Falando o atual mandato o senhor é egresso da Polícia Militar, foi vereador em Campos, assumiu na ALERJ como suplente e agora assume definitivamente com votação própria. Como estão sendo esses primeiros seis meses do novo mandato? Como você bem disse, eu fiquei 26 anos na polícia militar, tenho uma história bacana na área de segurança pública, tive uma filha especial, a qual conheço bem a área de pessoa com deficiência. E esses seis meses de mandato está bacana, estamos trazendo resolutividade, através da nossa presidência da comissão da pessoa com deficiência, fizemos várias audiências públicas nesta área, trazendo retorno para nossas crianças, a inclusão social, repasse de verba da FIA com as instituições que estavam atrasadas, estamos tentando resolver através das audiências, ou seja, projetos voltados também na área de segurança pública, a gente trouxe à tona recentemente à extinção, através da ALERJ e da comissão de segurança pública, vamos tentar extinguir as UPPES, que são falidas, arcaicas, foram criadas a fins eleitoreiros, ou seja não funcionam, vamos tirar 8 mil policiais dos morros e colocar na pista, para fazer operações, combater criminalidades, enfim temos muito o que fazer. Eu sou deputado com seis meses de mandato, cinco na verdade, pois começamos em Fevereiro. Recentemente fui entrevistado pelo jornal O Globo, pelo repórter Pedro Figueiredo, falando que eu fui o deputado mais atuante e com mais projetos na casa, com mais requerimentos, ou seja, a gente está trabalhando muito, tendo um mandato muito participativo, ouvindo a sociedade civil organizada e estamos aprendendo ouvindo as pessoas e vamos avançar muito, se Deus quiser, temos mais três anos e meio de mandato e quem ganha com isso é Campos e região.

 Ainda no âmbito estadual parece que existe muita afinidade entre o senhor e o governador Wilson Witzel. Essa afinidade tende a se transformar em um fechamento? Na verdade no segundo turno, tive apoiando o governador Wilson em Campos, o PSL fechou questão encima do PSC, do governador Wilson e essa composição tem tudo para acontecer, primeiro que nos somos deputados hoje, eu sou da base do governo, a gente não quer ser oposição ao governo, a gente quer ser aliado ao governo, pensando em um bem comum que é o estado do Rio de Janeiro, temos que ter um mandato participativo, junto ao governo do estado, trazendo projetos sociais para Campos e região. Então essa composição para 2020, eu acho que vai acontecer naturalmente, até porque o governador está neutro hoje, além disso temos vários deputados em Campos hoje, não só o Gil Vianna. Vontade de trabalhar é o que não me falta, com muita garra e estou determinado, que serei um bom prefeito para Campos. Se Deus quiser! Então vamos trabalhar, e essa composição vai acontecer naturalmente.

 Sobre segurança em Campos o senhor está fazendo gestões para que haja um reaparelhamento das polícias. Fala-se em um quartel da PM em Guarus. O que o senhor acha disso?

Sempre falo que segurança pública é prioridade em qualquer município, não só porque sou policial militar não, mais agora recentemente estivemos em Florianópolis Santa Catarina, com o comandante geral da polícia militar Coronel Gomes, conhecendo as instalações e o sistema de operações e confesso que fiquei muito impressionado com o trabalho igual ao de primeiro mundo, como policial militar hoje lá, faz trabalho de polícia civil, ao apreender material de entorpecente, ali mesmo é feita a análise e já imprime o documento, com dia e horário para comparecer audiência, ou seja muito avançado, e queremos trazer isso para Campos. E implantar um batalhão em Guarus é muito importante para Campos, em virtude da sua extensão territorial e a população que cresce, então é muito importante a criação deste, para desafogar o 8• batalhão.

Como vereador e agora como deputado e senhor tem como bandeira projetos para os deficientes físicos de todas as idades. Como está esse trabalho em Campos?

Realmente como vereador, ficamos por dois mandatos e presidimos a comissão de pessoas com deficiência e agora como deputado, também presidimos essa comissão na ALERJ, muito trabalho como disse na pergunta anterior, fizemos várias audiências, voltadas para essa bandeira, brigamos também pela inclusão social, porque é muito preconceito, muita discriminação social. Voltando para Campos, iremos trazer alguns projetos para cá, através do governador Wilson, recentemente conseguimos trazer na semana passada,  um projeto muito bacana na APOE, chamado novo olhar do estado da fundação Leão Xlll, que é o exame de vista com a entrega de óculos, tudo grátis, que ajudou as pessoas com deficiência e as pessoas mais carentes. Mais com certeza temos que avançar muito. Eu tenho um projeto que vamos trazer para Campos, que é um sonho meu particular, que é criar um centro de reabilitação da pessoa com deficiência na Baixada Campista, já fiz contato com o governador e ele está muito sensível em fazer esse projeto junto com a gente. Temos muito o que fazer, porque é tudo novo, um governo novo, então temos que deslanchar durante os meses, então temos que avançar muito, e pode ter certeza que essa bandeira é minha prioridade, é a bandeira da nossa história política. Espero que essa reportagem não seja em vão, espero voltar aqui em alguns meses, com coisas concretas, que vai enaltecer o nossa cidade.

O senhor comentou que aprovadas as reformas o governo Bolsonaro vai deslanchar. A expectativa é realmente essa? Eu não tenho dúvida, tenho certeza que essa aprovação do projeto da reforma da previdência, o país vai começar a fluir de fato, vai voltar a ter perspectivas, com geração de renda, de emprego, é o que nos esperamos! Eu acredito, que essa aprovação passe lá para setembro ou outubro, após o recesso, e que os deputados irão começar a entender que estamos no século 21 e as coisas mudaram, não tem que estar negociando nada, até porque eu acredito que isso não esteja acontecendo, mais se estiver acontecendo, que os deputados federais saibam que isso é importante, e que ela é salutar, e será muito importante para o país. O nosso país ainda não quebrou, por ser muito rico, com toda dificuldade conseguiu ficar de pé ainda. E quando o presidente Bolsonaro assumiu, a proposta dele perante a população sempre foi essa, de colocar a cara na reta, sabendo que vai sangrar, mais nós temos certeza que esse sangue vai estancar e o país vai melhorar. Essa reforma é fundamental para o crescimento do nosso país. E não tenho dúvida que daqui a dois, três anos o país vai estar a todo vapor, crescendo e desenvolvendo e criando grandes perspectivas para o nosso futuro, e também de nossos filhos, netos e bisnetos.

 E seus filhos? A gente sabe que todos os três são craques de futebol.  Isso é uma de suas alegrias na vida? Eu tenho três filhos, dois meninos e uma menina. O Bruno 22 anos, já é profissional teve no Americano, Goyta e em Portugal, onde teve uma lesão grave de pubs, mais já está se recuperando. E o Gabriel 17 anos, também sempre jogou futebol em escolinha, aliás os dois né, com Pimpolho, com Branco. E Gabriel tem um diferencial né, sempre muito extrovertido, mais muito focado, sempre muito tranquilo com a bola no pé. E ele postou um vídeo agora a pouco tempo, nas redes sociais e teve um empresário em São Paulo que olhou ele e teve um sheik em Dubai, exatamente em Abu Dhabi, dono do Al Jazira, fez um convite a ele é um outro menino do Rio de Janeiro, para fazer um teste lá e ele foi aprovado, graças a Deus, e mês que vem está embarcando para jogar no Al Jazira em Dubai, em um possível contrato de 3 anos. Então só tenho a agradecer a Deus pela base da minha família e se nossos filhos estando bem, nós também ficamos bem.