×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Festival de cinema francês volta a Campos nesta sexta-feira

A cidade participa do Festival Varilux depois de oito anos; o evento é gratuito no Trianon

Cultura
Por Ocinei Trindade
21 de junho de 2019 - 9h06

A consagrada atriz Juliette Binoche é estrela da mostra de cinema (Reprodução)

O Festival Varilux de Cinema Francês é realizado no Brasil há dez anos em centenas de cidades. Em Campos, houve apenas uma edição em 2011. Este ano, a mostra retorna à cidade fora do calendário convencional, pois o Varilux aconteceu até o dia 19. Nesta sexta-feira (21), no domingo (23) e na terça-feira (25) há sessões gratuitas de filmes, no Teatro Trianon. A organização é dos integrantes do coletivo Cineclube Marighella e da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima.

Os apaixonados por cinema e pela cultura francesa têm a oportunidade de conhecer o que há de mais recente no cenário cinematográfico. A França figura entre os principais países do mundo na produção de filmes. Apesar de contar apenas com três dias para a realização do Varilux em Campos, o festival deixou muita gente contente com a retomada da mostra na cidade. Nas redes sociais, a iniciativa foi elogiada.

“O professor substituto” é um filme de mistério que integra o festival (Reprodução)

O internatuta Phillipe André foi a Vitória, no Espírito Santo, para assistir aos filmes do Festival Varilux. “Lá eu vi “Quem você pensa que sou”  com a Juliette Binoche que eu adorei! Vi “O mistério de Henri Pick”  que também é bom”, disse. Já Karla Aridi publicou em suas redes sociais estar feliz pela volta do Festival Varilux de Cinema Francês. “Desde 2011 ele não vem para Campos por falta de público. Então a hora é de prestigiarmos para ter essa opção anualmente, pois filmes de qualidade são raros na nossa cidade”, postou. Já os amigos  Alexandre Ramos e Marcela Bittencourt disseram que não perderão o festival e aprovaram a seleção de filmes.

Para Léo Puglia, um dos colaboradores do Cineclube Marighella, Campos entrou no calendário fora da data porque a parceria do Varilux com o Teatro Trianon só aconteceu neste período.

“A equipe do Varilux decidiu bancar essa extensão do calendário oficial para incluir Campos na programação. Ainda conseguimos negociar para que todas as exibições fossem gratuitas, o que não é comum no Festival. Eles só topam em circunstâncias especiais. Levar o festival para Campos representa um passo importante para eles. O município é muito relevante para ficar fora do circuito”, comenta.

Olhar feminino e debate sobre “A Revolução em Paris” no Trianon (Reprodução)

A Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima reservou o Trianon para a exibição de dez produções francesas. “Fui apenas mediador para a realização do Festival aqui no Trianon. Como servidor público e produtor cultural, fiz minha obrigação”, frisa Tim Carvalho. O encerramento do Festival Varilux em Campos na terça-feira (25) será com o longa-metragem  ‘A Revolução em Paris’, do diretor Pierre Schoeller. “O filme narra a Revolução Francesa pela perspectiva das mulheres. Depois da exibição, faremos debate com duas professoras”, explica Léo Puglia. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do Trianon uma hora antes das sessões.

O Teatro Trianon sedia o Festival de Cinema Francês (Foto: Silvana Rust)

Programação do Festival Varilux de Cinema Francês em Campos dos Goytacazes:

Local: Teatro Municipal Trianon

Rua Marechal Floriano, 211 – Centro

Dia 21 – sexta-feira

14:00

O mistério de Henri Pick

17:00

Quem você pensa que sou

20:00

Amor à segunda vista

 

Dia 23 – domingo

14:00

Boas Intenções

17:00

Cyrano de Bergerac – o clássico

20:00

Cyrano, mon mour

Dia 25– terça-feira

10:00

Asterix e o segredo da poção mágica

14:00

Meu bebê

17:00

O professor substituto

19:30

A Revolução em Paris