×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Católicos se preparam para o dia de Corpus Christi em Campos

Confecção de tapetes para procissão movimenta diversas paróquias e voluntários na cidade

Cultura
Por Redação
19 de junho de 2019 - 17h52

Desenhos que serão utilizados na confecção de tapetes no Corpus Christi (Fotos: Carlos Grevi)

O dia de Corpus Christi é uma comemoração da liturgia católica praticada em todo o mundo.  Em Campos, fiéis se preparam para uma série de atividades que  se inicia bem cedo nesta quinta-feira (20).  São as confecções de tapetes que servem para a passagem da procissão com o Corpo de Cristo exposto e reverenciado. Há 50 anos ininterruptos a tradição de fazer tapetes de areia e outros materiais toma conta das ruas da cidade.

No ano em que a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) definiu o tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça”, baseado no capítulo 1 do Livro de Isaías, os motivos de criação de tapetes são baseados nessas questões. Há 19 anos, Maria José Manhães, conhecida como Deka, participa da Pastoral da Educação da Diocese de Campos. Ela ajuda a coordenar os preparativos para a confecção dos tapetes em todas as paróquias da cidade.

Equipe de voluntários da Diocese de Campos participa do evento religioso

Deka diz que são esperados mais de 80 grupos de pessoas para a montagem dos tapetes tradicionais de Corpus Christi nas ruas centrais de Campos.  “Em outros bairros e distritos também serão realizados os encontros para montar tapetes. Porém, o da área central é o de maior destaque por conta da procissão que caminha sobre os tapetes produzidos”, conta.

A coordenadora da Pastoral da Educação diz que faz 50 anos que a prática de montagem de tapetes em Campos começou com maior participação. “Foi no distrito de Goytacazes, onde muita gente se reunia e depois realizar a procissão. Com o bispo Carlos Navarro, essa reunião passou a acontecer na área central”, explica. A procissão deve passar por ruas como a Rua do Rosário onde fica o Santuário, Beira-Rio, Beira-Valão, Formosa, Salvador Correa até chegar a Praça São Salvador.

Eliete Bragança é uma das coordenadoras da fabricação de tapetes sustentáveis

Quem ajuda também a organizar a confecção de tapetes é a professora Eliete Bragança. Segundo ela, estudantes da rede municipal ajudaram a confeccionar elementos que serão utilizados na montagem dos tapetes. Uma das cenas escolhidas é a “pesca milagrosa” narrada nos evangelhos. “Alunos confeccionaram peixes de papel que serão usados”, diz.

Ainda segundo os organizadores da Diocese de Campos, materiais utilizados na confecção dos tradicionais tapetes são recicláveis. “Trata-se do 6º circuito de tapetes sustentáveis. Todo material é aproveitado depois. Não utilizamos nenhuma substância tóxica”, explica Deka. Durante todo o dia de quinta-feira, o público poderá conferir de perto a confecção e exibição dos tapetes, além da procissão de Corpus Christi.