×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Festas caipiras se destacam nessa temporada

O circuito junino atrai público em Campos e em São João da Barra com grandes atrações

Entretenimento
Por Ocinei Trindade
16 de junho de 2019 - 0h01

Três vezes por semana a assistente social Beatriz Fiúza bate ponto no Sesc Campos para aulas e ensaios de dança de salão. Em junho, o interesse dela é ainda maior por conta dos festejos juninos, tradição herdada do catolicismo em louvor a Santo Antônio, São João e São Pedro. Beatriz e seus companheiros de grupo são alguns dos integrantes da quadrilha, dança típica desta festa que costuma reunir milhões de pessoas em todo o Brasil. Nas próximas semanas, uma programação variada acontece em Campos e São João da Barra.

“Estamos ensaiando a quadrilha, mas também o forró. Faz cinco anos que participo da festa do Sesc, em Campos. Eu adoro. E neste ano, nosso grupo fará três apresentações, pois o evento vai durar três dias”, diz Beatriz que participa do grupo de dança de salão há 10 anos. A festa do Sesc vai acontecer de 21 a 23, desta vez ao ar livre, na Rua Gil de Góis, com várias atrações, inclusive com a participação da cantora e acordeonista Lucy Alves, destaque no The Voice Brasil e na novela “Velho Chico”, da TV Globo.

O coreógrafo e dançarino Frank Coutinho diz que a Festa Junina do Sesc Campos é muito esperada por todos. “Estamos ensaiando todos os dias no final das aulas. Já preparamos as roupas e os acessórios semanas antes das apresentações. Todas as oito turmas de dança de salão com 136 participantes esperam ansiosamente. Teremos este ano a novidade de ser na rua, uma oportunidade de agregarmos ainda mais pessoas nos três dias”, diz.

Em São João da Barra, o Sesc Mineiro, em Grussaí, também se destaca no circuito junino com apresentações musicais, grupos de dança e quadrilhas coreografadas. Nos últimos anos, o coreógrafo Silvano Motta dirige o espetáculo que mistura teatro e passos tradicionais do festejo caipira.

Nos fins de semana, centenas de pessoas visitam o local para apreciarem o espetáculo. A cidade também realiza uma série de eventos na área urbana e nos distritos. As festas organizadas por colégios e universidades se espalham por todo o município nestes dias, estendendo-se ainda nos meses de julho e agosto.

O Festival de Quadrilhas Sanjoanenses contará com os grupos SAF, LES, CEPEG e Mãe Querida nas noites de 21 e 22 de junho, pelas comemorações do padroeiro São João Batista, às 21h. Também no dia 21, antecedendo o Festival de Quadrilhas, será realizado o Concurso de Carroças Ornamentadas. O espetáculo musical “O Sonho do Menino João – um auto folclórico”, acontece na Praça São João Batista nos dias 23 e 24, às 20h30. Durante o Circuito Junino serão reabertos os espaços culturais Cine Teatro São João e Palácio Cultural Carlos Martins. As quadrilhas dos grupos Sonho, Amor e Fantasia e Lourenço do Espírito Santo se apresentam no encerramento da Festa de São Pedro, no dia 30, logo após a missa dominical, na igreja São Pedro.

De volta a Campos, um dos destaques dos festejos juninos é a Rancheira da Coesa que chega à 42ª edição, nos dias 29 e 30, a partir das 18h, no estacionamento do Trianon. A festa tem entrada gratuita. O grupo de pagode Dibobeira se apresenta no sábado e o forrozeiro Catukaí, no domingo. “As expectativas são as melhores possíveis”, comentou a diretora da Comissão das Entidades Sociais e Assistenciais de Campos (Coesa), Rosa Marisson.

 

Programação Sesc Campos

Local: Rua Gil de Góis, entre o Sesc Campos e a Villa Maria, ao ar-livre, com entrada franca.

Dia 21

Trio Lamparão às 19h30 e Bicho de Pé às 21h30.

Dia 22

Forró Didoido, às 19h30 e Lucy Alves, às 21h30

Dia 23

Marcelo Caldi Trio, às 16h

Outras atrações: apresentações de quadrilhas, oficinas, intervenções artísticas e culinária típica.