×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Vacinação contra H1N1: pacientes com chikungunya devem consultar médico

Departamento de Vigilância em Saúde orienta diagnosticados que busquem orientação profissional antes de se imunizarem

Saúde
Por Marcos Curvello
14 de junho de 2019 - 10h00

(Foto: Silvana Rust)

Após atingir a meta de imunização de 90% do público alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, a Prefeitura de Campos iniciou, nesta quinta-feira (13), a distribuição das doses restantes para a população em geral. Porém, o departamento de Vigilância em Saúde, da secretaria municipal de Saúde, faz um alerta: pacientes diagnosticados com chikungunya devem consultar um médico antes de se vacinar.

“O departamento de Vigilância em Saúde explica que pacientes com chikungunya dependem de orientação médica para que possam tomar a vacina contra Influenza, devendo ser avaliado cada caso, em específico”, diz nota oficial, emitida em resposta ao Jornal Online Terceira Via.

O município de Campos registrou, mais de 320 novos casos de chikungunya somente no mês de maio. Em todo o ano de 2019, já são mais de 3 mil. Apesar dos números, a Prefeitura garante que o município ainda não vive um surto epidêmico pelo segundo ano consecutivo.

Em nota, a Prefeitura de Campos informou que “o estado de epidemia é decretado pela Secretaria Municipal de Saúde em comum acordo com o Governo Estado, quando apresenta 300 casos por cada 100 mil habitantes, seguindo critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS)” e que “a epidemia só pode ser decretada quando o número de notificações ultrapassa o número de 1.500, por mês, o que não está acontecendo em Campos no momento“.